“Precisamos cessar a transmissão do vírus”, alerta Hallal em Jornada de Medicina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“Precisamos cessar a transmissão do vírus”, alerta Hallal em Jornada de Medicina

Integrando a programação do 8º Congresso Internacional em Saúde, aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 19 de maio, a Jornada do Curso de Medicina, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.

O evento contou com a presença do professor doutor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Rodrigues Curi Hallal, coordenador do Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS), coordenado pela UFPel e pelo governo do Estado, em parceria com outras universidades, a exemplo da Unijuí.

“A Unijuí não colabora apenas do ponto de vista logístico, mas do ponto de vista científico neste projeto. Somente em Ijuí, já realizamos 10 rodadas, entrevistamos e testamos cinco mil pessoas - fora os familiares que também eram testados, quando havia um caso positivo. Fico feliz com essa parceria e espero que, se houver outras fases, possamos continuar trabalhando juntos”, afirmou.

A partir do tema “Ciência baseada em evidência”, e sob mediação da professora doutora da Unijuí, Evelise Berlezi, Hallal afirmou que há um erro de abordagem no Brasil no enfrentamento à covid-19. Aqui, segundo ele, busca-se ganhar da pandemia convivendo com ela, ao invés de eliminá-la. “E não vamos ganhar”, disse, complementando que, por mais importante que sejam as medidas de abertura de leitos, compra de oxigênio e abertura de hospitais de campanha, não será possível adquirir um dos itens mais importantes: os profissionais de saúde.

“A gente sabe que uma doença epidêmica descontrolada gera crescimento de casos exponencial. Não há serviço de saúde que dê conta. Não que esteja errado garantir o respirador, oxigênio, mas não é isso que acaba com uma pandemia. Nós precisamos cessar a transmissão do vírus”, destacou.

O médico patologista Clínico do Laboratório Diagnósticos do Brasil, Carlos Alberto Mayora Aita, realizou sua palestra na sequência, a partir do tema “Novos exames para avaliação epidemiológica e de eficácia de vacinas”. 

Confira a programação completa do 8º Congresso Internacional em Saúde neste link.

Para conferir a palestra da Jornada de Medicina, acesse:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.