Acadêmicos de Medicina promovem palestra sobre o estigma em torno da educação sexual - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos de Medicina promovem palestra sobre o estigma em torno da educação sexual

Como parte da disciplina de Unidade Integradora, do 1º semestre do curso de Medicina da Unijuí, foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 21 de junho, uma palestra com o tema “O estigma em torno da educação sexual e suas consequências na população jovem”. Transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento foi conduzido pelos acadêmicos, sob coordenação do professor da disciplina, João Carlos Lisbôa.

Conforme explicou a professora Sara Hungaro Lazaretti, diferente do que a maioria das pessoas pensa, educação sexual não significa apenas ensinar sobre sexo. “Em algum momento vamos falar sobre isso, mas a educação sexual não se restringe a este tema ou aos órgãos genitais. Não significa oferecer a uma menina uma educação sexual repressora, enquanto que para um menino se oferece uma educação mais liberal. Não se trata, ainda, de estimular a prática sexual precoce ou oferecer conteúdos pornográficos a uma criança ou adolescente”, explicou Sara.

Educação sexual, como completou, é um processo de ensino-aprendizagem sobre a sexualidade humana, onde se oferecem informações sobre o corpo, emoções e sentimentos; onde se estabelece uma conexão afetiva entre pais e filhos, entre professores e alunos. “Por meio da educação sexual, você ensina uma criança a se proteger do abuso, a conviver com as diferenças, a respeitar o outro, a ter uma imagem mais positiva sobre o seu corpo”, reforça a educadora.

Como lembrou a psicóloga Betina Munero Predebon, as discussões sempre levam em consideração a fase do ouvinte, ou seja, a etapa em que está o seu desenvolvimento físico, fisiológico e social.

Confira a palestra na íntegra:

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.