Curso de Medicina integrou campanha nacional de combate ao câncer - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Medicina integrou campanha nacional de combate ao câncer

           

Com o propósito de reforçar a importância do Dia Nacional do Combate ao Câncer, em diversos locais do país foi desenvolvida a campanha “Troque o medo por esperança”. A Unijuí, por meio do curso de Medicina, com o apoio do Hospital de Caridade de Ijuí, Sociedade Brasileira Oncológica e Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia, integrou as ações com atividades no campus Ijuí, na tarde deste domingo, 24 de novembro. Estudantes e professores do curso conversaram e distribuíram materiais informativos para a população que circulou pelo Campus, observando os cuidados necessários para prevenir o câncer de pele. As ações ocorreram simultaneamente em diversos estados brasileiros.

O professor e cirurgião oncológico, Lucas Zanini, observou, em entrevista para a rádio Unijuí FM, que o câncer de pele é um dos tumores mais comuns no país, por isso foi alvo da campanha em Ijuí. “São os tumores mais comuns no Brasil, segundo dados do INCA, são 180 mil novos casos de câncer de pele, o que corresponde a cerca de 30% dos tumores diagnosticados. Nossa região tem muita população de origem europeia, como os italianos e alemães, que tem a pele clara, olhos claros e cabelos claros, isso é um fator de risco para as neoplasias de pele”, complementa.

Também é possível se informar sobre a campanha no site oficial Troque o medo por esperança: https://www.troqueomedoporesperanca.com.br/.

COMO DIMINUIR O RISCO DE TER CÂNCER

Não fume. Fumantes têm 10 vezes mais possibilidade de ter câncer de pulmão do que os que nunca fumaram. O consumo de tabaco é a causa de morte que mais pode ser prevenida hoje em dia.

Abandone costumes alimentares pouco saudáveis que causam obesidade. Prefira escolher alimentos com pouca gordura, que tenha fibras, grãos e frutas.

Faça atividades físicas regularmente e mantenha um peso adequado.

Evite a exposição excessiva ao sol, use sempre filtro protetor solar (FPS 15-30) e roupas que diminuam esse tipo de exposição.

Evite o consumo de álcool. Grandes quantidades de álcool podem provocar câncer de boca, esôfago e fígado. Consumir com moderação é um fator importante, principalmente se você também fuma.

Evite a exposição ocupacional, seguindo as normas de seu trabalho para evitar exposição às radiações, agentes químicos e pesticidas.

Fonte: Campanha Troque o medo por esperança


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.