Medicina Unijuí: qualidade na formação para o trabalho da atenção básica à alta complexidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina Unijuí: qualidade na formação para o trabalho da atenção básica à alta complexidade

                     As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unijuí estão abertas até o dia 26 de janeiro de 2020. Acesse www.unijui.edu.br/vestibularmedicina e saiba mais sobre o processo seletivo.

                  

O curso de Medicina da Unijuí é o único ofertado na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Vinculado a Universidade que já possui décadas de trajetória na formação na área da saúde, por meio do ensino e de intervenções em projetos de Pesquisa e Extensão, contribuindo para a ampliação e a qualidade dos serviços em saúde para toda a comunidade regional. O curso prepara os futuros profissionais para a atuação, da atenção básica à alta complexidade, de forma integrada e contínua, atendendo aos pressupostos básicos da medicina: atenção à saúde universal, integral, equitativa e de qualidade.

Segundo o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Ralf Brust, um dos diferenciais da oferta na Unijuí é a carga horária de 9 mil horas/aula, maior do que outros cursos do Estado, ampliando a formação dos futuros médicos da região. “Durante todo o curso temos, de forma transversal, um cuidado com a formação pessoal do estudante, uma estrutura de apoio importante”, salienta.

Outro fator diferencial é a estrutura da Rede Básica em Saúde de Ijuí e também dos Hospitais conveniados, que tem uma estrutura diferenciada, onde grande parte da formação acontece por meio de uma atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). “Os estudantes, desde a primeira semana do curso já passam a atuar na comunidade, claro que de forma gradual, observando, perguntando, conhecendo o SUS, a gestão e outros aspectos de saúde”, complementa.

Desta forma, o curso de Medicina da Unijuí prepara o profissional para atuar nas áreas de atenção à saúde, de gestão e educação em saúde, nos sistemas público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas em diferentes cenários de trabalho: unidades básicas de saúde, unidades sanitárias especializadas, ambulatórios, serviços de vigilância sanitária, assistência domiciliar, na comunidade (escolas e creches), unidades especializadas em reabilitação física, serviços de atendimento móvel de urgência, hospitais-dia, hospitais secundários e terciários com todos os seus serviços (inclusive pronto-atendimento e emergência), consultório/clínicas, instituições de ensino e/ou pesquisa.

               
                         Como serão as futuras instalações do Complexo de Ciências da Saúde, no Campus Ijuí

Estrutura qualificada para uma formação diferenciada

Para ofertar uma formação de qualidade, a Universidade está fazendo importantes investimentos em infraestrutura para o curso, com espaços contemplando os objetivos de formação propostos no projeto e coerentes com as competências e habilidades médicas necessárias, por meio do Complexo de Ciências da Saúde, que vai agregar toda a estrutura laboratorial especializada do curso. Serão 1990,86 m² com laboratório de habilidades médicas, laboratório de simulação, salas de aula, salas de tutoria para utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, auditórios, salas de estudo e espaços para convivência, além de toda a estrutura de apoio.

Um dos grandes diferenciais será o Laboratórios de Simulação Realística e de Habilidades Médicas, onde os estudantes treinarão procedimentos médicos em manequins que simulam as reações humanas em diversas situações clínicas. Esses manequins oferecerão realismo anatômico e funcional para o treinamento de manobras e exames. Serão manequins de adultos e crianças para a simulação de procedimentos de urgência e emergência, intensivistas, e para exames clínicos, ginecológicos, urológicos, ressuscitação cardiorrespiratória, entubação, drenagem de tórax e pequenos procedimentos cirúrgicos. Esses laboratórios vão permitir que os estudantes desenvolvam suas capacidades técnicas e de raciocínio clínico em cenários seguros e realísticos, destacando-se o uso de metodologia de ensino específicas. O espaço está também planejado para consultas simuladas e trabalhos multiprofissionais.

                       

                         Investimento em tecnologia de ponta para o ensino é um dos diferenciais do curso na Unijuí

Pagamento

É possível ingressar no curso de Medicina de uma Universidade completa, com excelência acadêmica reconhecida e com uma infraestrutura qualificada. A Unijuí possibilita aos estudantes e futuros estudantes diversas possibilidades de ingresso e permanência.

O valor do semestre, por exemplo, pode ser pago à vista com 4% de desconto, ou parcelado com 1% de desconto para pagamento na data do vencimento. Conheça as bolsas, financiamentos e formas de pagamento para iniciar seu curso de Medicina:

Opções de financiamentos

Financiamento com o Banrisul: até 100% do valor da semestralidade parcelado em até 12 meses.

Financiamento com o Sicredi: até 100% do valor da semestralidade parcelado em até 12 meses.

Modalidade Linear de Pagamento: Parcela fixa no mesmo tempo do curso. Também ofertamos bolsas de estudos:

Prouni: programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos de 100% aos estudantes que cursarem o ensino médio na rede pública ou particular de ensino na condição de bolsistas integrais e que realizaram a prova do ENEM.

O Vestibular de Medicina da Unijuí está com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro. Os candidatos vão disputar 50 vagas disponíveis neste processo seletivo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.