Unijuí e HCI dão continuidade ao debate sobre as atividades do curso de Medicina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí e HCI dão continuidade ao debate sobre as atividades do curso de Medicina

                     

A Unijuí e o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), dando sequência às tratativas relacionadas às atividades práticas e de estágio do curso de Medicina, realizaram uma nova rodada de discussão na noite de segunda-feira, dia 02 de março. O encontro envolveu o presidente interino do HCI, Cícero Tremea dos Santos, e os membros da Comissão para Implantação do curso de Medicina do HCI, composta por: assessor jurídico, Valmor Alievi, coordenador do Coreme, Edílson Walter, diretor do Corpo Clinico, Daniel Daniel Schroder, e o médico Robledo Meller Alievi. Pela Unijuí estiveram presentes a Reitora da Unijuí, prof. Cátia Maria Nehring, o Vice-Reitor de Administração, prof. Dieter Rugard Siedenberg, Vice-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão, prof. Fernando Jaime González, além da Coordenadora Pedagógica do Curso, prof. Heloísa Meincke Eickhoff.

Na reunião, o HCI apresentou uma nova proposta para a estrutura física a ser utilizada pela Unijuí na área do hospital, contemplando as necessidades para o curso de Medicina, foram discutidas ainda propostas para uso da estrutura e materiais envolvidos em todas as práticas de ensino e estágios. Além disso, foi abordada a relação do médico do corpo clínico do HCI e sua participação como professor supervisor atuante na formação dos estudantes. Como último ponto de pauta, as Residências Médicas foram debatidas. Há uma definição de que as instituições serão parceiras e haverá a viabilização de novas Residências Médicas, considerando o Edital Público do curso de Medicina. 

O grupo da reitoria ouviu a nova proposta, se comprometendo a fazer uma análise nos próximos quinze dias para viabilizar o fechamento do convênio. Na avaliação da Reitora Catia Nehring, a reunião foi bastante produtiva, pois houve um avanço na conversa, entendendo-se que há o desejo de uma relação que efetivamente busca a solução e encaminhamentos produtivos para o curso de Medicina, viabilizando uma parceria saudável entre o Hospital, o corpo clínico e a Universidade. “Entendo que nos próximos dias devemos estar com essa questão encaminhada”, complementou. 

A professora Cátia destacou ainda que o projeto do curso de Medicina envolve um complexo regional de hospitais: “o HCI, como nosso hospital de referência, e ainda o Hospital Bom Pastor e o Hospital de Panambi, considerando que estes três hospitais foram condição para abertura e autorização do curso de Medicina em Ijuí. Estão ainda neste projeto dois novos hospitais de nossa região, o Hospital Santo Ângelo e o Hospital São Vicente, de Cruz Alta, com os quais estamos fechando convênios”, salientou.

Segundo a Reitora, esse processo bastante complexo materializa a missão da Universidade Comunitária Regional, que é contribuir com o desenvolvimento pela formação. “No próximo semestre os estudantes já iniciam pequenas intervenções nos hospitais. No momento, a centralidade são as atividades na Universidade e na rede de atenção básica. Independentemente desta discussão específica do curso de Medicina, todas as demais atividades dos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, que implicam a área de saúde, estão ocorrendo no HCI, hospital de referência para a formação dos profissionais desta área da Unijuí há mais de trinta anos”, observa. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.