Município de Ijuí e Unijuí recebem visita de monitoramento do curso de Medicina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Município de Ijuí e Unijuí recebem visita de monitoramento do curso de Medicina

Universidade também busca novas vagas para oferta do curso

Visita ao Poder Executivo, em Ijuí

Em seu terceiro ano de implementação, o curso de Medicina da Unijuí recebeu, nesta semana, a primeira visita de monitoramento presencial realizada por representantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), designada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC). A avaliação, prevista em edital para ser realizada anualmente, não ocorreu no ano de 2020, em função da pandemia.

Conforme explica a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, que esteve acompanhando a visita das avaliadoras juntamente com a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a pesquisadora institucional, Cristina Luisa Villa, o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, e a coordenadora pedagógica do curso, professora Heloisa Eickhoff, é neste momento que o MEC avalia a concretização de todas as propostas feitas pelo Município de Ijuí e pela Unijuí para receber o curso de Medicina. 

O roteiro de visitas teve início na quarta-feira, dia 25, no Poder Executivo, que acolheu o curso de Medicina em Ijuí e realizou as parcerias com hospitais do município e da região para práticas e internato dos acadêmicos. A equipe esteve nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Thomé de Souza e Herval, no Hospital Bom Pastor e no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), todos em Ijuí. Na região, o Hospital Santo Ângelo recebeu as avaliadoras. A única visita não realizada foi ao Hospital Panambi, também credenciado para ser um campo de prática, mas que já havia recebido a avaliação durante o processo de autorização do curso. Como os estudantes ainda não iniciaram as práticas nesta instituição, a visita não foi considerada necessária neste momento.

O prefeito Andrei Cossetin e o secretário de Saúde Marcio Strassburger receberam as avaliadoras destacando a importância do curso para o Município. Participaram das visitas externas no HCI o presidente Douglas Uggeri, o diretor clínico Rafael Manhabosco Moraes e o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) Edilson Walter; no Hospital Bom Pastor, o presidente Martinho Kelm e a diretora executiva Rosane Schiavo; e no Hospital Santo Ângelo, a provedora Isabel Cristina Santos Câmera, o diretor técnico Renato Salzano, o administrador hospitalar Gelson Luis Schneider e o sócio da GV Consulting - empresa responsável pela administração do Hospital, Claudinei Valim dos Santos.

Na Unijuí, foram avaliados o Projeto Pedagógico do Curso (PPC); Plano de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde; Plano de Infraestrutura da Instituição de Educação Superior; Plano para Implantação de Programas de Residência Médica e Plano de Contrapartida à Estrutura de Serviços, Ações e Programas. 

“Durante a visita, também solicitamos a autorização para 30 novas vagas. Hoje contamos com 50, mas a nossa expectativa é que, com a aprovação, possamos realizar dois processos seletivos durante o ano, cada um com 40 vagas”, explicou a reitora, lembrando que a mudança impactaria positivamente na organização do trabalho dos estudantes e dos professores, bem como na interação com a rede de saúde. Para esta ampliação de vagas, torna-se necessário ter mais um hospital como campo de práticas. Por isso, no ano de 2019, foi firmada uma parceria com o Hospital Santo Ângelo. 

“A visita foi extremamente animadora. As avaliadoras elogiaram muito o que viram e as informações que obtiveram. Conversas foram realizadas na prefeitura, com a Reitoria, com a coordenação do curso, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante, acadêmicos, docentes e técnicos vinculados ao curso. Saímos animados, com grande expectativa de aprovação das 30 novas vagas, materializando o planejamento apresentado em 2017”, completou a reitora.

A partir de agora, as avaliadoras finalizam o relatório da visita, que vai para a Diretoria de Regulação da Educação Superior (DIREG) e, se aprovadas as vagas, estas serão encaminhadas à Seres, que remete seu posicionamento ao Ministério da Educação, que, por fim, expede uma portaria de autorização.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.