Ligas Acadêmicas do curso de Medicina têm ações voltadas ao Outubro Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ligas Acadêmicas do curso de Medicina têm ações voltadas ao Outubro Rosa

As Ligas Acadêmicas do curso de Medicina da Unijuí têm, entre seus objetivos, estender à comunidade ações de promoção à saúde, viabilizando a integração entre a sociedade e a Universidade. A partir disso, as Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia (Liago) e Diagnóstico por Imagem (Lardim) organizaram, no mês de outubro, ações de conscientização sobre o câncer de mama e a possibilidade de rastreio precoce da doença, a partir da campanha Outubro Rosa.

Nos dias 12 e 15 de outubro, os estudantes se dividiram em diferentes horários na Expofest Ijuí, junto ao espaço do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e da Unijuí, para a distribuição de folderes e um possível diálogo com a população que passava pelo local. O material foi produzido a partir de uma parceria entre o DCE e a clínica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem RAD +. Os alunos identificaram a ação como “O cuidado com as mamas: cada corpo tem uma história”. 

Além disso, a RAD + disponibilizou 10 exames de mamografia para sorteio entre a população de rastreio. A ação teve um efeito positivo, recebendo diversas parabenizações sobre a iniciativa e promovendo um ato médico de saúde para uma população diversificada, além de ter tido um grande alcance.

O câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente na população feminina, com altas taxas de mortalidade, principalmente devido ao fato de que muitos casos são diagnosticados em estágios avançados. Assim, é recomendável que as mulheres de 50 a 69 anos realizem a mamografia a cada dois anos, além de um exame clínico com médico uma vez ao ano, para o chamado rastreio da doença. Campanhas de conscientização como a desenvolvida pelos acadêmicos são fundamentais, pois mais de 90% dos casos da doença evoluem para cura, se diagnosticados precocemente. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.