Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina (Bacharelado)

Setembro Amarelo será tema de evento promovido pela Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da Unijuí

No mês de conscientização e prevenção ao suicídio, a Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da Unijuí promoverá um evento com o tema “Setembro Amarelo: uma jornada pela vida”. A atividade contará com roda de conversa e palestra, realizadas junto ao Centro de Eventos da Universidade no próximo sábado, dia 30 de setembro. 

A programação terá início às 8h, com a roda de conversa “Manejo de ansiedade e depressão na Atenção Primária à Saúde como prevenção ao suicídio”. Participarão a médica de Família e Comunidade e mestre em Saúde da Família, Júlia Mallmann; a psiquiatra e médica da Família e Comunidade, Carolina Eickhoff; e a psicóloga mestra em Atenção Integral à Saúde, Carolina Gross.

A discussão sobre “Emergências e internações psiquiátricas: como proceder” acontecerá às 10h30, com o psiquiatra Bruno Guidolin, que é mestre em Gerontologia e preceptor de Residência Médica em Psiquiatria no Hospital das Clínicas de Ijuí; e a enfermeira especialista em Saúde Mental, Luciane Mucelini, que é coordenadora de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor.

Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/eventos.


Estudantes de Medicina participam de palestra com traumatologista da Alemanha

Estudantes do 7º e 8º semestres do curso de Medicina da Unijuí participaram nesta quinta-feira, 6 de outubro, de uma palestra ministrada pelo traumatologista, Michael Stalp, diretor médico do Hospital do Grupo Helios de Nienburg, Alemanha. Durante o evento, Stalp abordou dois temas: “Sistema de Saúde na Alemanha” e "Gerenciamento do Trauma na Alemanha". 

No primeiro momento, o palestrante falou sobre as diferentes modalidades de hospitais e clínicas na Alemanha, bem como os serviços prestados, público específico de cada modalidade e o sistema de seguros de saúde. Também apresentou como se dá a educação médica, suas especificidades e a possibilidade de estudantes e médicos estrangeiros se inserirem no sistema de saúde alemão.  Logo após, o médico trouxe as diferentes formas de atendimento para pacientes com traumas, departamentos específicos dos hospitais da Alemanha, bem como o sistema de resgate de pessoas que sofrem acidentes ou precisam de socorro médico com urgência.

A palestra foi ministrada em Língua Inglesa e contou com o suporte do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí para a tradução. Os acadêmicos puderam interagir com o palestrante, esclarecendo suas dúvidas. Para o coordenador do curso de Medicina, Jorge Brust, o evento oportunizou que os estudantes tenham uma visão de mundo. “Quanto mais se abrir os horizontes, mais eles terão interesse em perceber a importância de tudo que se ensina na Universidade. Esta foi uma ótima oportunidade para que os estudantes saibam que existem chances de sair do Brasil e conhecer a medicina em outros lugares, que lidam com outro público. A Alemanha é um país de alta tecnologia e que também possui certas dificuldades em lidar com o cuidado com a saúde, então é importante que os acadêmicos conheçam como funciona”, destacou.


Setembro Amarelo terá programação especial na Unijuí

A campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio, terá uma programação especial no dia 24 de setembro, no Centro de Eventos, organizada pela Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental da Unijuí. As palestras serão realizadas das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Em debate, estará o tema “Cuidados com a vida na infância: a presença de comportamento autodestrutivo desde os primeiros anos”, com a médica psiquiatra Alexandra Schroder. Também serão debatidos os “Cuidados com a vida na adolescência: a transgressão à vida em período estudantil”, pela psicóloga e professora Carolina Gross. 

Em debate também estarão as “Políticas públicas voltadas ao suicídio e como são aplicadas”, a cargo da psicóloga e coordenadora de Saúde Mental do Município, Marcia Amaral; e os “Cuidados com a vida na senilidade: uma perspectiva da saúde mental para os últimos anos da vida”, com o médico psiquiatra Eduardo Sabbi. 


Inscrições abertas para o curso de interpretação do eletrocardiograma

A Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Vascular (LACCVASC) da Unijuí vai promover o curso “Descomplicando o Eletrocardiograma: bases para a interpretação do eletrocardiograma”, nos dias 7 e 8 de outubro, no Centro de Eventos da Universidade. As inscrições são destinadas aos acadêmicos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina e podem ser realizadas através do link, até o preenchimento do número total de vagas. 

O curso será ministrado pelo médico Rafael Manhabosco Moraes, formado pela UFSM, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBO) e Associação Médica Brasileira, mestre em Atenção Integral à Saúde pela Unijuí e Unicruz. Atualmente, é coordenador do Instituto de Cardiologia do Hospital de Caridade de Ijuí.

A programação inicia-se na sexta-feira, das 19h às 22h, dividida nos seguintes tópicos: O ciclo cardíaco e sua relação com as ondas do eletrocardiograma; Interpretando o ECG: o que é o FREIA?; e Contando a frequência cardíaca no ECG. 

No sábado, das 8h30 às 11h30, o curso terá sequência a partir da abordagem dos temas: Avaliando o ritmo cardíaco no ECG; Isquemia e intervalos. O que é importante avaliar?; e Casos práticos de ECG. 

O curso garante aos participantes certificado de horas complementares. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Trote Solidário arrecada mais de duas toneladas de alimentos

 

 

Os estudantes do curso de Medicina da Unijuí arrecadaram 2.415 kg de alimentos não perecíveis por meio do Trote Solidário. A arrecadação aconteceu em cinco supermercados de Ijuí. Neste ano a ação superou a arrecadação de 2019. Foram cerca de uma tonelada a mais do que no último ano que arrecadou 1,4 mil. 

De acordo com a estudante Vitória Massafra Rodrigues, integrante do Centro Acadêmico do Curso de Medicina, os alimentos arrecadados serão entregues ao LIONS, que fará o repasse para projetos e ONG'S de Ijuí

“O Trote superou as expectativas. A comunidade engajou-se na causa, ouvimos só elogios por ser uma campanha séria e que beneficiará tanto as instituições carentes de Ijuí, a partir da distribuição dos alimentos, como também o hemocentro da cidade por meio de doações de sangue”, destaca a estudante do 3º semestre. 

Os estudantes também se dividiram em grupos e realizaram a doação de sangue no Hemocentro de Ijuí. O “Trote Solidário” é uma parceria das universidades, bancos de sangue e bancos de alimentos do Rio Grande do Sul. Todas as universidades do Estado que possuem o curso de Medicina são convidadas pelo Simers a participar do trote solidário.

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.