Medicina Unijuí: formação de excelência em uma das melhores Universidade da América Latina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina Unijuí: formação de excelência em uma das melhores Universidade da América Latina

Preparando seus estudantes para atuarem em diversas esferas da atenção à saúde, o curso de Medicina da Unijuí é baseado em metodologias ativas nas quais o acadêmico é inserido em atividades que exploram as diferentes complexidades da profissão. Durante os seis anos de curso, os estudantes são capacitados para intervir no processo saúde-doença por meio de ações de educação, promoção da saúde, prevenção de doenças, assistência e reabilitação em nível individual e coletivo.

Logo nos primeiros semestres, os estudantes são incentivados a pensar de forma crítica e buscar resoluções de problemáticas em cenários pertencentes ao SUS e à saúde pública, sempre com o monitoramento de docentes altamente capacitados. Para a acadêmica do 8º semestre Maria Eugênia Tonetto, que integra a primeira turma do curso de Medicina, esse foi um dos fatores determinantes na escolha da Universidade. “Eu escolhi a Unijuí pela excelente infraestrutura e pela equipe de professores qualificada que nos auxilia e agrega muito nessa caminhada tão gratificante que é cursar Medicina”, salienta.

A grade curricular permite que os estudantes sejam instigados em ambientes externos à Universidade, com atividades práticas em Unidades Básicas de Saúde, Unidades Sanitárias Especializadas, ambulatórios, serviços de vigilância sanitária, unidades especializadas em reabilitação física, serviços de atendimento móvel de urgência, hospitais-dia e hospitais secundários e terciários com todos os seus serviços.

Além disso, frequentemente, os acadêmicos são desafiados a gerenciar o cuidado em saúde em laboratórios tecnológicos, preparados com o que há de mais moderno para o exercício da profissão. Dentre os espaços de ensino disponíveis, estão: Laboratório de Habilidades e Simulação Realística, Laboratório de Bioquímica, Laboratório de Fisiologia Humana, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Ensaios Biológicos, Laboratório de Química e Laboratório Parasitologia e Microbiologia. Assim, a Unijuí propõe aos futuros profissionais uma formação interdisciplinar, destacando a importância de cada área da saúde no desenvolvimento de competências, valores e atitudes que constituem o médico enquanto agente de transformação na área de sua atuação profissional e cidadã. 

A trajetória de mais de 65 anos da Unijuí na formação de profissionais com excelência, associada ao reconhecimento contínuo e ao recente título de uma das melhores universidades da América Latina, também contribuem com a confiança de escolher a Universidade para seu processo formativo, como conta a estudante Fernanda Gubiani Steiger, do primeiro semestre. “Escolhi esta Universidade, principalmente pela excelência histórica e inovadora em todos seus cursos, o que se repetiu com a chegada do curso de Medicina”, destaca.

Fernanda afirma ainda que mesmo estando no início de sua caminhada acadêmica, sabe que será muito bem capacitada durante seu processo formativo. “Tenho expectativas positivas da minha jornada acadêmica e como futura profissional da saúde, visto que o curso é amparado por hospitais de referência para região, o que possibilita uma real imersão na prática médica”, completou.

Faça parte de uma das melhores universidades da América Latina e a que mais entrega tecnologia e infraestrutura associada a um ensino humanizado na formação de jovens médicos transformadores. O Vestibular de Medicina está com inscrições abertas até domingo, 27 de novembro. Saiba mais em: unijui.edu.br/vestibular-medicina.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!