Unijuí recepciona 6ª turma do curso de Medicina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí recepciona 6ª turma do curso de Medicina

Familiares e estudantes participaram, na noite desta segunda-feira, 15 de agosto, da aula inaugural da 6ª turma do curso de Medicina da Unijuí. O evento aconteceu no Salão de Atos da Universidade e contou com a apresentação do curso, palestra e entrega dos jalecos aos novos acadêmicos.

Conforme explicou o coordenador, professor Jorge Brust, a Unijuí segue trabalhando pela implantação do curso em Ijuí. O corpo docente conta com 90 professores e o curso com 225 estudantes, sendo que, deste total, 82% são oriundos de Ijuí e região. “A comunidade começa a perceber que a implantação do curso amplia e qualifica toda a atenção em saúde de uma região”, destacou coordenador.

Como explica Brust, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que haja 3,5 médicos para cada mil habitantes, enquanto que o Ministério da Saúde orienta que existam no mínimo 2,5 no Brasil. Na Capital do Rio Grande do Sul, há cerca de 10 médicos para cada mil habitantes e, em todo o Estado, a média chega a 2,5. Na nossa região, no entanto, o número é bem abaixo: 0,79 para cada mil habitantes. “Diante destes dados, a Unijuí mostra que tem uma grande missão, que é ampliar o número de profissionais médicos nessa região”, completou o professor.

Em sua fala, o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, falou sobre o compromisso da Universidade em oferecer um curso de qualidade aos estudantes, que atenda às necessidades da região. “Quem está entrando agora talvez não lembre, mas tivemos uma luta acirrada até a conquista do curso de Medicina em Ijuí e na Unijuí. Estamos trilhando o caminho da consolidação, sempre com responsabilidade e com o compromisso da qualidade. Tanto que, na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação, atendemos a todos os quesitos avaliados”, explicou.

Durante a noite, o público pôde conferir a palestra “Epidemia e vacinas: uma visão histórica”, com o doutor Thiago Lisboa, professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Pneumológicas na Ufrgs e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano na Unilasalle. O convidado é consultor da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) na área de Influenza/Covid, além de médico intensivista no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foram mediadores o professor João Carlos Lisboa e o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust.

Finalizando, aconteceu a cerimônia de entrega dos jalecos aos novos estudantes.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.