Qualificação em Beneficiamento e Armazenamento de Sementes da Unijuí reúne profissionais de diferentes regiões do Brasil - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Qualificação em Beneficiamento e Armazenamento de Sementes da Unijuí reúne profissionais de diferentes regiões do Brasil

Com o objetivo de capacitar profissionais do agronegócio para atuação em Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS), ocorreu entre os dias 14 e 16 de dezembro o curso de Qualificação Profissional em Beneficiamento e Armazenamento de Sementes. As atividades foram instruídas pelo professor doutor Evaldo Cervieri Filho e pela professora doutora Gerusa Massuquini Conceição.

Essa é a primeira edição da qualificação profissional, composta por aulas teóricas ministradas no campus Ijuí e práticas que ocorreram em uma empresa sementeira da região. O curso abrange ensinamentos que são necessários à compreensão dos aspectos relacionados à legislação, gestão das  diferentes etapas do beneficiamento e aspectos importantes relacionados ao armazenamento de sementes. 

Segundo a coordenadora do curso, professora Gerusa Conceição, a Unijuí está situada em uma região fundamental para o desenvolvimento do agronegócio gaúcho e por isso possui o dever de ofertar cursos com excelência nessa área. “A região Noroeste do Estado é um grande polo sementeiro e a nossa Universidade está comprometida com o desenvolvimento  regional oferecendo qualificações como essa”, comenta.

O curso, no entanto, não atrai apenas os profissionais da região. Alcir Alves de Lima é de Santa Helena de Goiás, um município goiano, e resolveu buscar a qualificação por indicação de uma amiga. “Pensei que seria proveitoso e tomei a decisão de investir nesse conhecimento. Dessa forma, vim ao Rio Grande do Sul para estudar na Unijuí e estou achando uma grande oportunidade, por ser um conteúdo muito bom. Certamente foi uma ótima experiência com conhecimentos que irei replicar no meu ambiente profissional”, conta.

Adair José da Silva trabalha na área de armazenamento de grãos há dois anos, mas sentia falta do embasamento científico para lhe auxiliar no dia a dia. “Logo que me formei fui trabalhar em outra área do agronegócio e quando entrei para uma UBS não tinha tanta experiência ou conhecimento para aplicação. Portanto, resolvi fazer o curso para clarear as ideias sobre o tema, além de que ouvi falar que o professor Evaldo é uma referência nesse tema, então aproveitei a chance”, frisa.

Gerusa afirma ainda que a oferta se justifica pela importância tanto de renovar os conhecimentos quanto na formação de novos profissionais para atuar nas Unidades de Beneficiamento de Sementes.“É possível verificar que há estudantes de diversos municípios da região e até mesmo os que vieram de outros estados para se qualificar, isso comprova a qualidade do nosso ensino e a responsabilidade que possuímos.” acrescenta.

“O curso vem sendo um aperfeiçoamento da atividade que desempenho em uma empresa em Panambi-RS. Me chama atenção o fato de que existem diversos pontos que devem ser observados no processo de beneficiamento de sementes e que são exemplificados com facilidade nessa qualificação”, relata o estudante Fernando Machado Moura.

  Essa foi a segunda vez que o consultor e  professor Evaldo compartilha os seus conhecimentos em cursos na Universidade, além de participar de diversas bancas dos programas de Mestrado e Doutorado. “Quando recebi o convite da professora Gerusa me senti lisonjeado com essa nova oportunidade de vir a Unijuí, mais ainda pelo amor que tenho em trabalhar essa temática”, finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.