Aula prática de Toxicologia e Receituários Agronômico foi realizada no IRDeR - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Aula prática de Toxicologia e Receituários Agronômico foi realizada no IRDeR

              

Na quinta-feira, dia 30 de julho, realizou-se aula prática da disciplina de Toxicologia e Receituário Agronômico, do Curso de Agronomia, ministrada pelo professor Dr. Roberto Carbonera no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural – IRDeR. A aula teve como objetivos tratar da tecnologia de aplicação de agrotóxicos, regulagem de pulverização, uso de equipamentos de proteção individual e do manejo fitossanitário realizado no Instituto.

No decorrer da aula, o engenheiro agrônomo responsável pelo IRDeR, César Sartori, relatou como ocorrem os manejos culturais e fitossanitários no Instituto, desde os cuidados na definição dos produtos, a instrução ao operador, até a avaliação da eficiência final dos produtos aplicados. César relata com entusiasmo que o Instituto possuí maquinário e implementos modernos, os quais colaboram com o avanço da tecnologia e da pesquisa.

O diretor do Instituto ressaltou que está buscando ampliar a utilização de produtos biológicos para controle de pragas e doenças para a sustentabilidade do sistema. Destacou que, atualmente, se faz o uso dos mesmos na pesquisa e produção olerícola, que tem apresentado resultados satisfatórios do ponto de vista técnico e econômico.

Ele observa, ainda, que por mais que se busque uma agricultura agroecológica, com redução do uso de insumos, o sistema ainda é dependente do uso de agrotóxicos. Porém, o instituto não abre mão de várias práticas que auxiliam na racionalização do uso dos mesmos, como por exemplo: intensa rotação de cultura e monitoramento constante de pragas e doenças, visando fazer o uso consciente e benéfico dos insumos. Ainda na questão da aplicação de agrotóxicos, ele chamou a atenção sobre a preparação da calda, mistura de produtos e verificação da compatibilidade que em caso de incompatibilidade pode ocasionar danos ao sistema de pulverização e até perda da eficiência do produto a ser aplicado. Ressaltou a importância de conhecer a água que será utilizada para compor a calda, pois o pH da água interfere diretamente na eficiência da aplicação e pode ser facilmente aferido através de um phmetro.

Por fim, porém não menos importante, realizou-se a regulagem do equipamento de pulverização e demonstração do uso correto de EPI’s. César, com o auxílio do técnico administrativo e acadêmico de Agronomia Rafael Dalla Rosa, demonstrou um passo a passo detalhado e muito didático de como realizar a regulagem e aferição do equipamento, que é de grande importância no dia a dia do agricultor que, por muitas vezes, passa despercebido durante a rotina e ocasiona perdas na qualidade da aplicação.

“O IRDer é um espaço de estudo, que proporciona o entendimento fácil da teoria que aprendemos em sala de aula, oportunizando maior fixação de conteúdo e posteriormente um diferencial para o mercado de trabalho”, relata a aluna Iandeyara Nazaroff da Rosa. O estudante do curso de agronomia, Pedro Przybitowicz também deu seu depoimento, frisando que “o IRDeR, por ser um local aberto aos interessados, proporciona oportunidades essenciais na formação do Engenheiro Agrônomo, pois pode-se executar experimentos e atividades que sanam dúvidas e agregam conhecimento para a futura profissão”.

A aula foi realizada respeitando as orientações decorrentes da pandemia, como a leitura da temperatura, distanciamento controlado e uso de álcool gel.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.