Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Biomedicina (Bacharelado)

Calouros do curso de Biomedicina são recepcionados com cerimônia de entrega dos jalecos

O curso de Biomedicina da Unijuí promoveu um evento especial para recepcionar os estudantes do primeiro semestre. Pela primeira vez o curso realizou a cerimônia de entrega dos jalecos aos novos acadêmicos, como uma forma de marcar o momento de ingresso na graduação. Além dos calouros, estiveram presentes os veteranos do curso, bem como familiares dos novos estudantes e professores. 

Em um primeiro momento foi realizada a palestra “A História do Jaleco”, ministrada pelo biomédico, Jonatas Zeni Klafke, que abordou o surgimento, a importância do uso e por que é imprescindível de os profissionais da área da Saúde utilizá-lo, tanto para a sua segurança, quanto para a dos pacientes. Após, foi a vez dos estudantes do 7º semestre do curso fazerem a entrega dos jalecos aos calouros. 

De acordo com o coordenador do curso de Biomedicina, o professor Vitor Antunes de Oliveira, o evento foi emocionante e marca o começo de uma jornada de todos os estudantes do primeiro semestre da graduação. “Com imensa satisfação e entusiasmo que dou as boas-vindas a todos. Este é um momento especial, onde não apenas celebramos o início da caminhada na vida acadêmica, mas também é o começo de uma viagem incrível rumo ao conhecimento, descobertas e excelência na profissão biomédica.”

O professor complementa que o ingresso na Biomedicina é uma abertura de possibilidades e oportunidades. Comenta, também, que esta é uma profissão fascinante e uma das mais promissoras da área da Saúde e que a opção dos acadêmicos pela Unijuí é, de fato, uma boa escolha, pelo reconhecimento do Ministério da Educação com o conceito de excelência, e pela qualidade do ensino que o curso oferece. “Incentivamos cada um a passar por aqui com paixão e comprometimento. A Biomedicina é vocação, que faz diferença na vida das pessoas, e a nota 5 de excelência reflete o quanto estamos preocupados com a qualidade de ensino ofertada”, relata.

Sobre a importância de valorizar o uso do jaleco desde o início do curso, o professor Vitor Antunes salienta que a cobrança pela biossegurança é imprescindível. “Todos os estudantes sabem que no decorrer da formação há a cobrança pela roupa branca, a utilização do jaleco. Todos os cuidados são importantes. Por isso salientamos sobre o seu uso e a cerimônia de entrega. Isso está dentro da qualidade que buscamos para o nosso curso, para as aulas, momentos”, completa. 


Unilab e curso de Biomedicina abordam em palestra o diagnóstico e a prevenção de ISTs na saúde da mulher

O Laboratório de Análises Clínicas - Unilab e o curso de Biomedicina da Unijuí promoveram na noite desta terça-feira, 12 de março, um evento alusivo ao Mês da Mulher, que abordou o tema “Diagnóstico e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na saúde da mulher”. Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a palestra aconteceu no Centro de Eventos, reunindo médicos, professores e estudantes.

Durante a abertura, o coordenador técnico do Unilab, professor doutor Matias Nunes Frizzo, falou sobre o trabalho desempenhado pelo Laboratório, especialmente após o início da pandemia de Covid-19, quando novos investimentos foram realizados, possibilitando ampliar a oferta de testes para detecção da doença. “O investimento que foi realizado pelas prefeituras, pelos consórcios e pela Universidade se reverteram em testes, ao longo da pandemia, e toda essa tecnologia está, hoje, à disposição da comunidade e da saúde pública de Ijuí e região”, destacou o professor, reforçando que a parceria com a Mobius, empresa que comercializa kits para diagnóstico molecular, também permitiu ampliar a detecção de microrganismos no Unilab, para um rol superior a 50 patógenos, incluindo Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HPV, temas debatidos no evento.

Dois profissionais foram convidados para abordar a temática: o professor do curso de Medicina e médico ginecologista e obstetra, Dario Gervasio Ronchi, discorreu sobre o diagnóstico e a prevenção das ISTs. Já a professora do curso de Biomedicina e bióloga responsável pelo Setor de Biologia Molecular do Unilab, Larissa Paim Bernardo, abordou a estrutura e toda a capacidade do setor de Biologia Molecular do Unilab. 

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dia, em todo o mundo, há mais de 1 milhão de novos casos de ISTs curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos. Isso equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais das infecções mais comuns: clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis. Muitas vezes assintomáticas, essas infecções têm forte impacto na saúde de adultos e crianças já que, não sendo tratadas, podem levar a efeitos graves e crônicos como doenças neurológicas e cardiovasculares, infertilidade, prematuridade e aumento do risco de HIV.

“A Unijuí, como uma universidade comunitária, trabalha com o compromisso de fazer com que todo o investimento realizado no Unilab volte à sociedade, em serviços que melhorem o diagnóstico de doenças, tornando mais assertivos os tratamentos encaminhados pelos serviços de saúde”, completou o professor Matias, lembrando que, hoje, o desafio é divulgar todos os serviços e tecnologias disponíveis no Laboratório, que podem ser utilizados pelos municípios e suas redes de saúde.


Infraestrutura ampla e alta avaliação do MEC são diferenciais do curso de Biomedicina ofertado pela Unijuí

Com conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso de Biomedicina da Unijuí é destaque pela formação qualificada e infraestrutura disponibilizada aos acadêmicos. O curso busca preparar o estudante para atuar em diversos segmentos, em especial na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e empreendedora.

A formação é ofertada pela Universidade no campus de Ijuí, no turno da noite, e tem duração de quatro anos. As inscrições para ingressar no curso estão abertas no Vestibular Contínuo 2024, as quais podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular

Entre os diferenciais, o curso possui uma formação ampla. Ele prepara o acadêmico para atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com ênfase para atuação na área de Patologia Clínica. Nesta área, o profissional habilitado tem competência para coletar amostras biológicas humanas e realizar todos os tipos de exames de Análises Clínicas Humanas e Animais, que incluem os exames de hematologia, citologia, microbiologia, imunologia, bioquímica e parasitologia, bem como, exames moleculares, entre outros. 

O profissional também pode emitir e assinar os respectivos laudos, e assumir responsabilidade técnica e gestão de laboratórios de análises clínicas. “São inúmeras as vantagens de se cursar Biomedicina na Unijuí. Aqui o estudante encontra professores altamente qualificados, aulas diferenciadas e a possibilidade de atividades e vivências práticas junto a laboratórios de alta tecnologia, em especial o Unilab, que é o laboratório que atende toda a comunidade da região e realiza cerca de 260 mil exames por ano”, comenta o coordenador do curso, professor Vítor Antunes de Oliveira. 

O docente destaca que além das práticas, o estudante pode vivenciar a pesquisa e ingressar na Iniciação Científica, devido à proximidade com o mestrado em Atenção Integral à Saúde, o que facilita e incentiva uma continuidade nos estudos. 

Outro destaque é que as práticas nos laboratórios podem ser feitas desde o primeiro semestre, seja como voluntário ou nos estágios curriculares. Ambas permitem que o acadêmico possa vivenciar de perto o mercado de trabalho ainda no início da graduação, possibilitando a execução de exames nas mais diversas áreas de atuação do biomédico patologista clínico de forma integrada na Rede de Atenção à Saúde da região. 


Conselho de Biomedicina coloca-se à disposição para novas parcerias com a Unijuí

Na última quinta-feira, 14 de dezembro, o Conselho Regional de Biomedicina da 5ª região participou da cerimônia que empossou a nova reitoria da Unijuí para a gestão 2023/2027. Estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Renato Minozzo e a conselheira, Simone Rossetto.

O presidente do CRBM, Renato Minozzo destacou a importância do Conselho estar presente no evento e disponibilidade para novas parcerias com a Instituição. “Foi com grande satisfação que participamos da posse da nova reitoria da Unijuí, que é considerada uma das melhores Universidades  gaúchas. O Conselho de Biomedicina  da 5ª região fica à disposição  para colaborar e para desenvolver parcerias que visam contribuir para a melhoria da saúde,  educação  e pesquisa”, pontuou.

Para a conselheira Simone Rossetto, ter uma biomédica como integrante da reitoria mostra aos profissionais as múltiplas faces de atuação da profissão. “Foi um ato importante para todos os biomédicos, mostrando que a gestão também faz parte das nossas atividades, visto que a vice-reitoria de Graduação ficou à cargo da biomédica e professor, Bruna Comparsi.  Desejo um excelente trabalho a toda a equipe na condução da Unijuí nos próximos quatro anos”, destacou.

Segundo a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, o CRBM desempenha um papel ativo ao apoiar as Instituições de Ensino Superior, cursos de Biomedicina, estudantes e professores. “Essa colaboração é essencial para fortalecer a qualidade do ensino, promover o desenvolvimento acadêmico e aprimorar a atuação profissional. Para a Unijuí e o curso de Biomedicina, é muito importante poder contar com o suporte, presença constante e a atuação ativa do CRBM - 5ª Região. Essa parceria tem sido fundamental para valorizar a profissão estimulando uma formação acadêmica de excelência, alinhada com as demandas do mercado. Nosso propósito coletivo é preparar indivíduos éticos, competentes e capacitados a contribuir de maneira significativa para a saúde e a ciência no Brasil”, finalizou.


Acadêmicos de Biomedicina realizam visita ao Mega Núcleo Técnico-Operacional da Dasa, em Curitiba

Na última sexta-feira, dia 3 de novembro, estudantes do curso de Biomedicina da Unijuí estiveram em uma visita técnica ao Laboratório Dasa - Mega Núcleo Técnico-Operacional (Mega NTO), em Curitiba. O Grupo Diagnósticos da América S.A. reúne a maior rede de medicina diagnóstica, com mais de 40 marcas de laboratórios e 18 núcleos técnico-operacionais (NTOs), sendo referência em análises clínicas no Brasil com uma das redes de laboratórios que mais se destacam na América Latina. 

Os estudantes do curso de Biomedicina foram privilegiados com uma visita ao Mega NTO Dasa, onde são realizadas, em média, 40 mil análises/dia e 1,2 milhões análises/mês nas áreas de hematologia, bioquímica, imunologia, microbiologia, urinálise e parasitologia.

Os acadêmicos tiveram o privilégio de conhecer todo o processo de análise desde o recebimento das amostras até o seu processamento, nos mais diversos setores. A visita foi guiada pelas supervisoras das áreas de microbiologia e hematologia, que explicaram o funcionamento de cada setor, bem como o fluxo de exames e tecnologias que são empregadas no processo de diagnóstico. 

A visita foi organizada pelo curso de Biomedicina, em parceria com o Centro Acadêmico do curso, e contou com a participação de estudantes de todos os semestres. “Foi um momento ímpar e que possibilitou contato com a realidade técnica de uma rede de laboratórios que se destaca pela excelência, qualidade e alto fluxo de exames”, destacou a professora Brenda da Silva.


Biomedicina: participação em grupos de pesquisa e projetos potencializam produção científica

A Unijuí, enquanto instituição universitária, busca contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico através da pesquisa. Neste sentido, ao longo da sua formação, os estudantes da Unijuí contam com a possibilidade de participar de grupos de pesquisa, além dos projetos de pesquisa e extensão juntamente com os professores da Universidade. 

No curso de Biomedicina, os professores e acadêmicos têm aproveitado essas oportunidades onde diversos trabalhos foram publicados, entre eles, livros e artigos, avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação, durante visita in loco à Unijuí.

O professor Vitor Antunes integra o Grupo de Pesquisa em Fisiologia Humana. Entre suas publicações mais recentes está a orientação do trabalho “Marcadores renais como prognóstico para Covid-19”, da egressa de Biomedicina Camila Cristina Sauder da Silveira. "Foi um trabalho extremamente atual sobre a Covid-19, com centenas de pacientes, onde avaliamos os danos renais e prognósticos. Por meio deste estudo, conseguimos avaliar se o paciente está melhorando ou piorando em relação à Covid-19, o que é fundamental", explicou.

Para Antunes, os esforços dos Grupos de Pesquisa que buscam publicar estudos inovadores fazem toda a diferença. “O trabalho que realizamos nos grupos, aliados aos projetos de pesquisa e extensão qualificam as atividades de ensino. Isso porque a Unijuí oportuniza a realização de pesquisas de ponta que além de serem socializadas por meio de publicações, são debatidas na sala de aula, ampliando os conhecimentos de todos", pontuou.

O professor dos cursos de Saúde da Unijuí Thiago Gomes Heck organizou o livro “Abordagem Interdisciplinar da pandemia de Covid-19”, que contou com a participação de professores e alunos de diferentes cursos da Universidade, além de outras instituições. 

“Este livro representa um registro documental de um momento ímpar de múltiplas interações científicas, intelectuais e cooperativas genuínas. Neste contexto, o livro é apenas uma amostra do diferencial em estar em uma Universidade onde não nos limitamos a adquirir conhecimentos produzidos em outros lugares. Na Unijuí se vive em tempo real a construção do conhecimento, com teoria e prática cotidianamente. A publicação deste livro, ou de artigos, é apenas um resultado final de um processo muito rico de formação e interação que vivem nossos alunos e professores”, destacou o professor.

Para a coordenadora do curso de Biomedicina, professora Bruna Comparsi, “além de favorecer a integração entre a Graduação e Pós-Graduação, a participação dos professores e estudantes de Biomedicina em projetos de pesquisa, de extensão e inovação tecnológica, potencializa a produção científica. A produção dos professores é excelente e conta com artigos, livros, capítulos de livros e trabalhos publicados em eventos", finalizou.

Se você tem interesse em cursar Biomedicina, saiba que a Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno até o dia 18 de julho, no site unijui.edu.br/vestibular. Conheça mais sobre o curso clicando aqui e acompanhe as atividades no instagram.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.