Biomedicina amplia Habilitações para o exercício da profissão em 2020: conheça o curso na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Biomedicina amplia Habilitações para o exercício da profissão em 2020: conheça o curso na Unijuí

            

A Biomedicina UNIJUÍ ampliou o rol de Habilitações Biomédicas oferecidas pelo Curso, em 2020, com ênfase para atuação na área de Patologia Clínica, a Unijuí também oportuniza aos seus estudantes outras áreas de habilitação que ocorrem através de estágio curricular opcional de 500 horas.

Neste 20 de novembro é comemorado o Dia do Biomédico, por isso, fique por dentro do curso de Biomedicina da Unijuí:

O que é Biomedicina?
A Biomedicina é uma área da saúde voltada para a pesquisa e análise das doenças humanas. Ela integra conhecimentos sobre medicina e biologia para identificar as causas e os fatores relacionados às doenças. Com isso, é possível desenvolver ou aperfeiçoar os diagnósticos e tratamentos.
Portanto, quando você ver notícias a respeito de avanços e descobertas na área de saúde, saiba que a Biomedicina teve importante participação.

Você sabe o que faz um biomédico?
A área da saúde vive em constante expansão, sobretudo devido aos seus avanços que, em grande parte, são responsabilidades da Biomedicina. É isso mesmo. A carreira contribui significativamente para várias descobertas. Biomédico, um profissional a serviço da saúde e da ciência.

O curso na Unijuí:

O curso de Biomedicina da Unijuí prepara profissionais para atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com ênfase para atuação na área de Patologia Clínica a fim de apoiar a área médica no tratamento de pacientes. Além disso, se você tem interesse em atuar em Biomedicina Estética, Imagenologia, Banco de Sangue, Citologia Oncótica, Pesquisa, Saúde Pública, Bromatologia ou Análise Microbiológica de Alimentos, seu lugar é aqui!

A Unijuí também oportuniza aos seus estudantes outras áreas de habilitação que ocorrem através de estágio curricular opcional de 500 horas.

Qual é a área de atuação do biomédico?
Por falar em área de atuação, saiba que o biomédico é um profissional bem versátil e apesar de ser mais comum você encontrar Biomédicos trabalhando em Laboratórios de Análises Clínicas, ele também pode atuar em mais de 35 áreas diferentes.

          

Confira as principais oportunidades no mercado de trabalho e habilitações do Curso de Biomedicina na Unijuí: Biomedicina Estética, Imagenologia, Banco de Sangue, Citologia Oncótica, Pesquisa, Saúde Pública, Bromatologia e Análise Microbiológica de Alimentos. A seguir, confira em detalhes algumas da Habilitações:

Patologia Clínica (Análises Clínicas)
O profissional habilitado em análises clínicas tem competência para coletar amostras e realizar todos os tipos de exames de Análises Clínicas, emitir e assinar os respectivos laudos. Além disso, estes profissionais podem assumir responsabilidade técnica por laboratórios de análises clínicas Humanas e Animais. As principais áreas de competência do analista clínico são: Parasitologia, Microbiologia, Bioquímica, Imunologia, Hematologia.

O mercado de medicina diagnóstica atende cada vez mais vidas em todo o Brasil. Para se ter ideia da contribuição e importância do setor, bem como do seu crescimento, projeções apontam que a demanda por exames deve mais do que dobrar até 2030.

O laboratório Escola de Análises Clínicas da UNIJUÍ - UNILAB, apostou em mais investimentos em infraestrutura e automatização de processos e em 2021 ocorre a inauguração da nova estrutura do UNILAB.

A Unijuí foi a primeira instituição no interior do estado do RS a realizar o exame diagnóstico de Covid-19 utilizando a técnica RT-PCR, considerada a mais eficaz para detecção da doença ainda no início dos sintomas. As análises são realizadas no Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 do UNILAB. O Laboratório processa aproximadamente 100 exames por dia e recebe amostras de pacientes de mais de 40 municípios da região.

Biomedicina Estética
Uma das mais habilitações mais procuradas, a biomedicina estética prepara o profissional, científica e tecnicamente, para desenvolver e realizar tratamentos estéticos faciais, corporais e capilares e de prevenção do envelhecimento. Quem se habilita nesta área aprofunda-se no conhecimento da derme e de seus anexos (pêlos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas) assim como do tecido adiposo e do metabolismo.
Para realizar os tratamentos, o biomédico esteta está autorizado a fazer uso de métodos invasivos não-cirúrgicos (aqueles que são minimamente invasivos), como aplicação de toxina botulínica, preenchedores e Harmonização Facial, além de outros procedimentos como laserterapia, luz intensa pulsada e peelings químicos e mecânicos.
O mercado é bastante atrativo, o Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Atualmente a população investe em procedimentos estéticos que sejam menos invasivos e de recuperação mais rápida. Além disso, observa-se uma maior diversificação do público.

Imagenologia
Biomédicos habilitados em Imagenologia podem realizar exames de imagem com as mais diferentes técnicas, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia, ultrassonografia e radiologia médica. Além disso, atuar no campo da informática médica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas.

Os sistemas HIS (Hospital Information System), RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving in Communication System) estão sendo implantados nos centros de diagnósticos e necessitam de profissionais Biomédicos para atuar neste segmento.

O curso conta com uma rede integrada de diversos laboratórios de ensino, que permitem que o estudante vivencie as atividades profissionais desde o primeiro dia de aula, até que, no último ano, o estudante realize seus estágios curriculares tanto no laboratório escola de análises clínicas quanto de forma integrada na rede de saúde da região. O estudante poderá participar ainda dos projetos de pesquisa e extensão desde o primeiro ano do curso, capacitando-se, a partir da formação continuada, para atuação como pesquisador em diferentes instituições no país e no exterior.

Quer saber mais como ela funciona e o que faz um Biomédico? acesse o site do Vestibular, confira todas as informações do processo seletivo e faça a inscrição: www.unijui.edu.br/vestibular.

Inscrições: até o dia 30 de novembro.
Prova: 06 de dezembro, somente online, em razão da pandemia.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.