Unilab realiza investimentos e qualifica espaço de prática aos estudantes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unilab realiza investimentos e qualifica espaço de prática aos estudantes

Espaço de aprendizagem para os acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas e Farmácia da Unijuí, o Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) aposta, neste ano, em mais investimentos em infraestrutura e automatização de processos.

Conforme explica a coordenadora dos cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas, professora Bruna Comparsi, o Setor de Imunoquímica passa a contar com uma linha de analisadores bioquímicos, semiautomático e automático, que oferecem alta produtividade na análise de amostras e baixo consumo de reagentes, proporcionando aumento da eficiência e qualidade na rotina laboratorial. “Este setor vai reunir eficiência, tecnologia de ponta e qualidade em serviços”, reforçou a docente.

Já o Setor de Hematologia recebe o mais novo analisador hematológico do mercado, compacto e totalmente automatizado, com diferencial leucocitária de seis parâmetros. “Esse modelo utiliza a mesma tecnologia comprovada e confiável que os analisadores de hematologia mais avançados do mercado, a citometria de fluxo fluorescente. Além disso, foi projetado para fornecer valores clínicos, ao mesmo tempo que melhora a eficiência operacional, examinando até 70 amostras por hora.”

A tecnologia não para por aí. A Sala de Microscopia possui microscópios de estrutura robusta, fáceis de usar, com iluminação LED, capazes de produzir imagens mais brilhantes, claras, nítidas e vívidas, além possuírem um sistema acoplado de câmera, que permite projeção da imagem em televisor ou outro equipamento tecnológico. “O Setor de Líquidos Corporais é outro que recebe nova automação. Um analisador de urina com capacidade para examinar 400 amostras por hora, identificação da amostra por leitor de código de barras e diversos parâmetros”, comenta Bruna.

As determinações laboratoriais serão realizadas em equipamento robusto e capazes de agilizar a análise das amostras com mais precisão, qualidade para os laudos e segurança para o paciente. Um avanço tecnológico que aumenta a excelência do ensino no Unilab e dos serviços ofertados, e que proporcionará mais saúde aos pacientes.

O Laboratório mantém suas atividades completamente integradas ao ensino, à pesquisa e à extensão e atua, paralelamente, na prestação de serviços laboratoriais para a comunidade de Ijuí e região. Somente neste ano, já foram atendidos mais de 30 municípios. No espaço, são realizados desde exames laboratoriais mais simples até os mais complexos, de alta tecnologia, como o RT-qPCR, utilizado para detecção da covid-19.

“Deste a implantação do Setor de Diagnóstico Molecular, em 2020, já passamos de 17 mil testes realizados para detecção do novo coronavírus. A ideia inicial, quando planejamos o serviço, era começar com dois mil testes e reavaliar. Em menos de um mês, vimos que esse número seria muito pequeno perto da demanda. Hoje, são 18 profissionais trabalhando neste setor. Sem contar, claro, toda a estrutura que foi criada nos municípios para coleta e transporte das amostras até o Unilab, para processamento”, explica o coordenador técnico do Laboratório, professor Matias Nunes Frizzo.

No Unilab também são executados exames laboratoriais dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ijuí, Medicina do Trabalho e particulares. “A dinâmica dos laboratórios que atendem UPAs costuma ser bem mais complexa do que no atendimento ambulatorial. O nosso laboratório tem que se preocupar com as diferentes prioridades de respostas ao Pronto Atendimento, médicos e pacientes. A realização dos exames e a entrega de resultados pedem maior agilidade, além de respeito a todas às normas e padrões exigidos. Durante o plantão da UPA de Ijuí, nos meses de janeiro e fevereiro, foram realizados mais de 793 exames laboratoriais”, comenta a professora, lembrando que, em 2020, o Laboratório de Análises Clínicas realizou um total de 34.809 exames.

Transferência Externa

Para quem é estudante em outra instituição e deseja estudar na Unijuí, o prazo para transferência externa esgota-se nesta sexta-feira, dia 5 de março. Mais informações neste link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.