Profissional premiada aborda os modelos experimentais de dor clínica no curso de Biomedicina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Profissional premiada aborda os modelos experimentais de dor clínica no curso de Biomedicina

“Modelos experimentais de dor clínica” foi o tema do webinar realizado na noite desta quinta-feira, dia 8 de abril, pelo curso de Biomedicina. O evento reuniu profissionais, estudantes da graduação e da pós-graduação, envolvidos com a área da pesquisa experimental em saúde, que se articula com a experimentação animal.

Para debater a temática, foi convidada a farmacêutica, professora doutora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gabriela Trevisan dos Santos. Ela foi vencedora, em 2016, do Prêmio L’Oreal Unesco para Mulheres na Ciência.

“A professora conseguiu nos mostrar a importância dos modelos animais para o estudo da dor clínica. Ela apresentou modelos de artrite, de dor causada por tratamento contra o câncer com quimioterápicos, modelos de dor pelo próprio câncer, enxaqueca e dores sentidas na esclerose múltipla, por exemplo”, destacou o professor doutor Jonatas Klafke, mediador do webinar.

Conforme explicou o docente, estudos em animais são importantes nestas condições para que seja possível descobrir e validar novos alvos terapêuticos, entender mecanismos envolvidos na dor e, ainda, para determinar a eficácia dos compostos que, ali na frente, podem ser candidatos a anestésicos ou analgéticos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.