Curso de Biomedicina promove atividade prática sobre caso clínico - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Biomedicina promove atividade prática sobre caso clínico

Com o intuito de qualificar e proporcionar ao estudante aliar a teoria à prática, o curso de Biomedicina promove a atividade “E se fosse você nesse Plantão? Caso Clínico”, que funciona como um seminário de casos clínico-laboratoriais, ocorrendo mensalmente na disciplina de Estágio em Biomedicina 2.  O acadêmico pode selecionar casos e vivenciá-los ao longo do percurso formativo do estagiário, contextualizando cientificamente, problematizando, discutindo de forma interdisciplinar e apresentando em seminário, para uma banca de supervisores de estágio e para acadêmicos de outros semestres.

O estágio acontece com supervisão direta, no qual o estudante é acompanhado e supervisionado pelo professor responsável, que problematiza e sistematiza os resultados, para que o estagiário possa participar de todas as etapas do processamento de uma amostra até a interpretação de resultados e emissão de um laudo laboratorial. 

As experiências acontecem no Laboratório de Análises Clínicas - Unilab da Unijuí, onde são prestados serviços laboratoriais à comunidade de Ijuí e 40 municípios da região, através do convênio com o CISA. Além disso, existe atendimento a exames particulares, ao plantão da UPA de Ijuí e atendimento ao Hospital Bom Pastor. 

“Nós, supervisores, entendemos como muito importante e também que essa metodologia qualifica muito a formação do biomédico na Unijuí, uma vez que, para além dos cerca de 7 mil exames laboratoriais em que esses estudantes participam de forma direta, através do seu estágio, eles também têm esse momento de aprofundamento teórico, discussão e problematização em relação aos aspectos clínicos e laboratoriais vivenciados no estágio e também sobre as metodologias que são utilizadas para avaliação laboratorial e todos os aspectos que envolvem a liberação de um resultado através de um laudo laboratorial qualificado e diferenciado”, afirma a professora e coordenadora do curso de Biomedicina, Bruna Comparsi.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.