Estudante de Biomedicina avalia o transporte de oxigênio em pacientes com covid-19 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Biomedicina avalia o transporte de oxigênio em pacientes com covid-19

O hemograma é um dos principais exames na prática clínica, capaz de apontar diversas patologias por meio da análise de três componentes do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. A parte que avalia os eritrócitos, também chamados de hemácias, é o eritrograma, que foi base para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Biomedicina da Unijuí, Maria Eduarda Andretta. 

Por meio do eritrograma são observados aspectos como o tamanho, formato, intensidade de cor e a quantidade de hemoglobina que cada hemácia possui, que é determinante para descobrir a situação do transporte de oxigênio no sangue. Para o estudo, a estudante avaliou eritogramas realizados no Hospital Bom Pastor de Ijuí, em pacientes com covid-19. Os resultados fazem parte da monografia “Eritrograma como prognóstico no desfecho da covid-19”.

“Inicialmente, eu queria que o tema da minha pesquisa estivesse relacionado à área de análises clínicas. Além disso, em vista de estarmos enfrentando uma pandemia causada por um vírus novo, tive o desejo de realizar uma análise em uma parte dos exames feitos pelos pacientes internados na UTI”, explica a estudante.

A acadêmica observou os prontuários dos pacientes, na entrada e na saída do hospital, e a partir daí relacionou o desfecho desses pacientes com os resultados do eritrograma. “No grupo óbito, houve significativa diminuição dos eritrócitos, hemoglobina, hematócrito e concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) e aumento da amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW)”, explica.

Após receber o diploma, Maria Eduarda diz que pretende seguir na área de análises, mas que futuramente se tornar docente é um grande desejo. “Pretendo atuar na área de análises clínicas, mas meu maior sonho é fazer mestrado e posteriormente doutorado”, finaliza a estudante.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.