Biomedicina da Unijuí oportuniza vivência em diferentes habilitações - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Biomedicina da Unijuí oportuniza vivência em diferentes habilitações

A Biomedicina nunca esteve tão em alta, com um mercado de trabalho aquecido e promissor aos profissionais. O biomédico, conforme definição do Ministério da Educação (MEC), é o profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que atua em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e da bioética.

A Unijuí, que oferta o curso de bacharelado em Biomedicina na modalidade presencial, prepara os profissionais para atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com ênfase para atuação na área de Patologia Clínica, a fim de apoiar a área médica no tratamento de pacientes.

Para atuar em uma área específica, o biomédico deve possuir habilitação que, por sua vez, pode se acumular. É o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) que sistematiza as habilitações ou especialidades do biomédico, definindo suas nomenclaturas.

Conforme explica a coordenadora do curso, professora Bruna Comparsi, na graduação o estudante tem de cumprir obrigatoriamente o estágio supervisionado em no mínimo uma especialidade - Patologia Clínica. Mas na Unijuí o graduando pode estagiar em mais de uma, respeitadas as 500 horas mínimas por área. “Se o estudante tem interesse em atuar em Análise Microbiológica de Alimentos, Banco de Sangue, Biomedicina Estética, Biologia Molecular, Bromatologia, Citologia Oncótica, Imagenologia, Pesquisa e Saúde Pública, a Unijuí é o lugar”, destaca a professora. 

Após a graduação, o biomédico pode ampliar suas competências realizando cursos de especialização, mestrado ou doutorado, cuja grade curricular tenha o perfil de determinada habilitação. 

A Unijuí também oportuniza aos seus estudantes outras áreas de habilitação/especialidade, por meio de formações especializadas, como a Pós-Graduação em Hematologia Laboratorial, que busca capacitar os estudantes para as mais novas técnicas hematológicas, bem como para suas interpretações e correlações clínicas; a Pós-Graduação em Microbiologia Laboratorial, que desenvolve nos alunos competências técnico-profissionais, a fim de possibilitar a identificação e o diagnóstico dos diversos tipos de patologias microbiológicas, abordando temas atuais e avançados nesta área; e a Pós-Graduação em Estética Avançada e Minimamente Invasiva, que tem como objetivo desenvolver competências nas áreas de estética facial, corporal e capilar, além de habilitar o profissional para atuar na manutenção da saúde estética e promoção da qualidade de vida.

“Lembrando que, para trabalhar, o biomédico deve se inscrever obrigatoriamente no Conselho Regional da respectiva jurisdição, apresentando o diploma de graduação, o histórico escolar e a declaração de estágio supervisionado em uma das áreas de habilitação. O Conselho Regional de Biomedicina oficializará o campo de atuação e concederá a habilitação, dessa forma conferindo legitimidade ao exercício profissional”, explica a coordenadora, Bruna Comparsi.

Praticar a Biomedicina sem estar regularmente inscrito no sistema CFBM/CRBM, ou sem possuir habilitação na área em que estiver efetivamente atuando, é ilícito do ponto de vista ético, disciplinar e penal. O infrator sofrerá as sanções previstas no Código de Ética do Profissional Biomédico e no Código Penal, depois do devido processo administrativo e/ou penal.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.