Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Letras: Português - EaD (Licenciatura)

EaD Unijuí: Curso de Letras: Português fomenta a formação de profissionais para o ensino da Língua Portuguesa

Já pensou em atuar no ensino de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio? Com foco em preparar o estudante para este caminho profissional, o curso de Letras: Português na modalidade EaD da Unijuí capacita de forma atualizada os acadêmicos que buscam ser professores ou atuar nesta área. 

O curso qualifica o estudante para a utilização da linguagem de língua portuguesa em suas condições reais de uso, seja por meio da fala, escrita ou da leitura nos mais diversos contextos. Ele está estruturado a partir dos eixos Língua, Literatura e Cultura e seu currículo organiza-se por meio de núcleos de formação, como o Núcleo de Formação Geral e Humanista, o Núcleo de Formação de Educadores e o Núcleo de disciplinas específicas da área de Letras. Ao todo, a formação é dividida em 12 trimestres, com três disciplinas ofertadas em cada módulo. 

O currículo do curso também inclui carga horária específica de atividades práticas, que são feitas em Estágios e Práticas de Ensino. Conta ainda com o Laboratório de Ensino de Línguas (LELU), o qual é um núcleo de auxílio e preparo qualificado de estudantes para atuar em questões ligadas diretamente à profissão ao longo da formação. No laboratório, tanto a comunidade interna como externa à Universidade é atendida em questões ligadas aos diferentes usos da língua portuguesa, pois é um espaço para prática de ensino e também prestação de serviços.

As aulas são ministradas no Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, e o sistema de avaliação é focado na aprendizagem, de forma diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação ao longo do curso, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa.  O EaD ainda proporciona flexibilidade de horários de estudo, materiais dinâmicos que facilitam a aprendizagem. 

Os estudantes também recebem acompanhamento de professores e tutores altamente qualificados, que possuem experiência acadêmica e de mercado. Também contam com diversas opções de bolsas, financiamentos, estágios e programas de intercâmbio.

Para se inscrever ou saber mais sobre este e outros cursos que estão com inscrições abertas acesse unijui.edu.br/ead. As inscrições para o primeiro módulo EaD de 2024 encerram-se no dia 16 de fevereiro.


Curso de Letras: Português EaD da Unijuí recebe nota máxima em avaliação do MEC

O curso de licenciatura em Letras: Português da Unijuí, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), recebeu nesta segunda-feira, 4 de março, a nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para o ato de reconhecimento do curso.

A nota 5, que é o conceito máximo que pode ser obtido, é considerada excelente, indicando que o curso ofertado pela Unijuí atende a critérios de qualidade muito elevados. A coordenadora do curso de Letras: Português EaD da Unijuí, professora Taíse Neves Possani, acompanhou o processo de avaliação. Para ela, a nota 5 é um reconhecimento do trabalho realizado. 

“É sempre um desafio conseguir mostrar a magnitude da Unijuí, mas conseguimos fazê-lo. Foi bem positivo. O resultado é fruto de um processo e comprometimento coletivo. Por trás dessa nota 5, há um grande movimento do corpo docente que busca proporcionar um projeto de EaD diferenciado, dos técnicos, estudantes, pela Universidade em sua totalidade”, destacou a coordenadora.

Para a vice-reitora da Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, este conceito é o reconhecimento externo de muito trabalho e responsabilidade. “Gratidão a cada um que contribuiu para que conseguíssemos alcançar e evidenciar nossa qualidade na formação de licenciados em Letras: Português. Atualmente, de acordo com informações do portal e-MEC, no Rio Grande do Sul, apenas outros sete cursos de Letras:Português EaD possuem conceito máximo. Isto só reforça a importância e o papel de uma Universidade Comunitária, de caráter regional, como é a Unijuí”, frisou. 

Se você deseja ser estudante do curso de Letras: Português EaD da Unijuí, saiba que as inscrições para o Vestibular estão abertas até o dia 24 de maio. Para mais informações, acesse unijui.edu.br/ead


Estudante do curso de Letras EaD compartilha experiências sobre o início da graduação

“Um novo jeito de aprender” é assim que a estudante do curso de Letras da Unijuí, Cícera Laércia Nascimento de Sousa, pensa sobre o desafio de voltar a estudar formalmente, por meio da modalidade de Educação à Distância (EaD). A acadêmica é natural do estado do Ceará e iniciou recentemente sua graduação no Polo Santa Rosa, onde passou a residir em 2020, em função da sua atuação como religiosa. Depois que concluiu o Ensino Médio, passou por um período de formação religiosa de cinco anos e, agora, inicia um novo desafio.

A estudante explica que, neste momento, inicia a realização de um sonho que surgiu na infância e adolescência. “Sou apaixonada pela literatura e percebo, por meio desta área, uma abertura de mundo gigantesca no que diz respeito às diversas expressões de linguagens. Optei pelo curso de Letras EaD para melhor servir à sociedade e pela certeza que trago em mim, de que é por meio da educação que o mundo mudará. Espero dar o melhor de mim e conseguir, de fato, me encontrar nessa área que escolhi”, afirma Cícera.

A Unijuí, além de referência regional, também possui um reconhecimento ainda mais amplo, Cícera comenta que conheceu um pouco da Unijuí ainda quando morava no Ceará. “Escuto o nome da Unijuí desde 2017, por conviver com pessoas que, de alguma forma, tiveram contato com a Universidade”, complementa a acadêmica.

A Unijuí conta com diversos polos EaD no Rio Grande do Sul e oferece 16 opções de cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, além de Pós-Graduação e Educação Profissional. A qualidade e o comprometimento da Universidade com o conhecimento científico, a inovação, projetos de pesquisa e extensão e a proximidade com o mercado de trabalho, de forma cada vez mais acessível. Acesse o site da Unijuí e saiba mais: https://www.unijui.edu.br/ead


Amplie sua atuação profissional com o curso de Língua Portuguesa EaD da Unijuí

Além de uma nova área de atuação, uma oportunidade de valorização profissional

Imagem ilustrativa

Se você é um dos apaixonados pela Língua Portuguesa e preza pelo uso correto das regras gramaticais, conheça o curso de Letras: Português EaD, da Unijuí. Uma graduação a nível de Licenciatura, ou seja, prepara os estudantes para atuação profissional em áreas que envolvem o ensino e também capacita para a utilização correta da Língua Portuguesa, por meio da fala, da escrita ou da literatura.

Independente da área de atuação, um bom uso da linguagem gera credibilidade profissional e pessoal. Esteja pronto para se destacar ainda mais no mercado de trabalho, ou ainda, atuar com revisões, preparação de textos para edição, crítica literária, revisão editorial e consultoria. Mas se a sua paixão é pelo ensino, as possibilidades se ampliam, pois você pode atuar como professor em escolas públicas e privadas na Educação Básica - Ensino Fundamental e Médio, ou ainda, desempenhar funções na área da gestão educacional.

O curso de Letras: Português EaD, da Unijuí, tem duração de cinco anos e conta com inúmeros diferenciais na formação. Oferece uma formação estruturada em núcleos de formação, como o núcleo de formação geral e humanista, o núcleo de formação de educadores e o núcleo de disciplinas específicas da área de Letras. Os estudantes contam com oportunidades para participarem de projetos de pesquisa e extensão, Laboratório de Ensino de Línguas (LELU) e  proximidade com os Programas de Pós-Graduação da Universidade. 

O EaD ainda proporciona flexibilidade de horários de estudo, além de um excelente ambiente virtual de aprendizagem, interativo, com materiais dinâmicos e que facilitam a aprendizagem. Os estudantes recebem acompanhamento de professores e tutores altamente qualificados, que possuem experiência acadêmica e de mercado. Também contam com diversas opções de bolsas, financiamentos, estágios e programas de intercâmbio.

Procure o polo mais próximo de você: Ijuí, Santa Rosa, Horizontina, Palmeira das Missões, Panambi, Planalto, Porto Alegre, Rosário do Sul, Tenente Portela, Três Passos, Agudo, Santa Maria, Uruguaiana e Rio Grande. 

Saiba mais e inscreva-se até o dia 25 de fevereiro no curso de Letras: Português EaD, da Unijuí: https://www.unijui.edu.br/ead


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.