Unijuí para muitos: uma trajetória construída a partir de oportunidades na graduação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí para muitos: uma trajetória construída a partir de oportunidades na graduação

É durante a fase final do Ensino Médio que muitas dúvidas surgem sobre qual caminho seguir. E é através da graduação que muitos desses questionamentos são sanados e novas paixões e oportunidades surgem. 

A história de Luís Fernando Irgang dos Santos na Unijuí teve início em 2005, ainda no Ensino Médio, quando acompanhou um espetáculo do Grupo de Teatro da Unijuí - GTU. “Fiquei entusiasmado com a possibilidade de cursar o Ensino Superior na Instituição e desenvolver atividades de extensão, como participar do grupo de teatro”, relembra o egresso do curso de Administração e mestre em Administração, com dupla titulação pela Universidade de Halmstad,  na  Suécia.

No ano de 2006, Luís entrou para o grupo e teve a oportunidade de viajar por diversos lugares do Brasil, conhecendo e trocando experiências com artistas. "Foi a partir do contato com colegas universitários que tive a oportunidade de participar do longa-metragem Cromossomo 21, que foi em parte gravado nas instalações da Universidade e que estreou nas telas de cinema do Brasil e do mundo em novembro de 2017.”

 Mas foi na Administração que Luís encontrou vocação para atuar como gestor de negócios e empreendedor. Ainda estudante, aproveitou todas as oportunidades, participando do Grupo de Pesquisa em Comportamento Organizacional e como monitor em uma disciplina. Chegou a receber o prêmio Astor Rocca de Barcellos, pelo melhor artigo de TCC em Administração do Estado do Rio Grande do Sul, e os prêmios de Melhor Performance Acadêmica e Excelência Acadêmica do curso de Administração. “As oportunidades que o curso de Administração me proporcionou e o reconhecimento pelo meu trabalho despertaram em mim o desejo de seguir na carreira acadêmica”, comenta. 

O pesquisador estudou em escola pública, cursou o Ensino Superior e a pós-graduação de forma gratuita, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e bolsa de pesquisa da Capes.Sem esses incentivos, acredito que não teria tido acesso às mesmas oportunidades de me desenvolver enquanto ser humano e profissional e chegar até aqui”, afirma.
Atualmente, Luís reside na cidade de Halmstad, sul da Suécia, e segue os estudos como Ph.D. em Innovation Sciences pela Universidade de Halmstad. Além de lecionar no programa de mestrado em Industrial Management and Innovation, também dá aulas em instituições de ensino no Brasil de forma online.  

O pesquisador acredita que o Ensino Superior possibilita uma sociedade menos desigual, desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis. “Acrescento que a educação deve ser emancipadora e inclusiva, e deve estimular o pensamento crítico-reflexivo como forma de promover o desenvolvimento do sujeito enquanto indivíduo e na condição de agente transformador da sociedade”, finaliza. 

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.