Acadêmico de Administração da Unijuí pesquisa oportunidades e desafios para surdos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmico de Administração da Unijuí pesquisa oportunidades e desafios para surdos

Marlo Augusto Enninger é surdo e finaliza a segunda graduação no campus Santa Rosa

O concluinte do curso de Administração da Unijuí - campus Santa Rosa, Marlo Augusto Enninger, pesquisou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “Oportunidade e desafio para os surdos para o empreendedorismo e a atuação profissional do administrador”. Marlo é surdo, já formado pela Unijuí, no Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e agora está na fase de conclusão do seu segundo curso superior.

O TCC de Marlo foi orientado pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender. O principal objetivo da pesquisa foi  investigar as oportunidades e desafios para os surdos no empreendedorismo. Também, a atuação profissional do administrador de empresas e startups, inserida dentro da sociedade brasileira, com detalhes importantes sobre as principais ações desenvolvidas e funções existentes, em empresas onde os surdos trabalham.

O estudante utilizou como fontes para seu trabalho, entrevistas e pesquisas de campo, bem como dados do IBGE, como a estatística que aponta que 8,4% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. O estudante explica que a escolaridade e a educação podem afetar o ingresso no mercado de trabalho. “Observamos que as Pessoas com Deficiência (PCDs) têm dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, por falta de acessibilidade, mas principalmente pela defasagem na inclusão escolar”, afirma Marlo.

Marlo também percebe que, depois da conclusão do curso de Administração, terá alguns desafios. “Pretendo estimular e mudar o cenário que temos hoje, pois a comunidade surda busca e luta pela igualdade e respeito no mercado de trabalho. Nós também ingressamos no Ensino Superior para o reconhecimento de capacitação de trabalho, para oportunidades de promover sonhos, buscar o sucesso no trabalho. Esse é o objetivo e queremos mudar a realidade”, destaca o estudante.

A Unijuí possui um compromisso com a inclusão social e demandas que beneficiam a comunidade local e regional. Acompanhar e fazer parte da trajetória acadêmica do Marlo, reforça ainda mais a responsabilidade da Universidade, como relata o coordenador do curso de Administração da Unijuí - campus Santa Rosa, professor doutor Ariosto Sparemberger. “A inclusão já faz parte da história da Unijuí. Com o Marlo, sempre percebemos, desde o curso de Gestão de Cooperativas, muita dedicação, empenho e compromisso com todas as atividades. Certamente, um estudante que se destaca”, afirma o docente. Ariosto também reitera que foram essenciais para a formação e aprendizado acadêmico de Marlo, o acompanhamento permanente das intérpretes.

Na imagem a seguir, apresentação do TCC de Marlo, com a participação do orientador, professor doutor Pedro Luís Büttenbender; examinador, professor doutor Ariosto Sparemberger; e as intérpretes, Ana Elisamar Schmidt e Juliana Andréia Peiter.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.