Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Publicidade e Propaganda (Bacharelado)

Evento de boas-vindas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda reúne estudantes e egressos em um bate-papo sobre suas trajetórias

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí realizaram o seu tradicional evento de Boas-Vindas “Trajetórias na COM”, na noite de quinta-feira, 14 de março, no Centro de Eventos do campus Ijuí.

A ocasião reuniu estudantes, dentre eles veteranos e calouros, egressos, professores e técnicos dos cursos. Com o objetivo de realizar a integração entre o grupo e promover um momento de networking e de troca de experiências e conhecimento.

Dessa forma, compareceram egressos que começaram sua trajetória profissional cursando Jornalismo ou Publicidade na Unijuí, para compartilharem momentos vivenciados durante a graduação e os caminhos que seguiram desde a formação.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, explica a motivação para realizar o evento. “Eu sempre busquei manter esse contato com os egressos, saber das vivências, das experiências deles e eu acreditava que era super importante aumentar essa integração”.

Na integração, os convidados compartilharam suas experiências, como a jornada de Caroline Costa, egressa de Publicidade e Propaganda, que contou como foi ser premiada pela Global Korea Scholarship (GKS) para realizar o seu mestrado em Relações Públicas e Publicidade na Coreia do Sul, e deu um conselho aos estudantes:

“Consigam experiências, qualquer tipo de estágio, e não tenham medo de aprender e ir atrás, de aprender novas habilidades. Vão e conquistem o seu lugar, porque isso vai ajudar muito, depois, quando vocês se inserirem em uma posição efetiva”.

A também egressa de Publicidade e Propaganda, Caroline Pizzutti, relatou como esse momento pode impactar os estudantes: “É ir além do que a gente um dia imagina poder fazer. Faz muita diferença esse tipo de evento, justamente para que a gente consiga visualizar e ter dimensão de onde o nosso curso nos faz chegar e de todas as possibilidades que a gente tem”, contou.

Nesse sentido, a estudante de Jornalismo, Keila Rosa, reafirma que o evento traz confiança para seguir a jornada após a graduação. “Inspira para ter uma noção de onde vamos chegar, quais são as possibilidades, e quais caminhos a gente pode traçar até lá.” 

No evento também foi feita a entrega de troféus, como o intuito de homenagear os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no ano de 2022, conquistando no ano seguinte, em 2023, a nota máxima para o curso de Publicidade e Propaganda, e tornando a Unijuí a única universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, que obteve o conceito 5 no curso.

Para finalizar a noite, os calouros receberam as Boas-Vindas através do trote, que dá início à vida acadêmica.

A coordenadora Nilse demonstra empolgação para os próximos eventos, para reforçar essas interações entre estudantes e egressos e valorizar quem fez e faz parte da história dos cursos.“Já formamos em torno de 800 profissionais da área da comunicação, é muita gente e é muito bacana ver como cada um constrói a sua trajetória”.

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias


Cursos de Jornalismo e Publicidade promovem a Semana Acadêmica “ComCafé”

De 11 a 14 de setembro, será realizada a “ComCafé”, Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A programação conta com uma grade diversificada de assuntos para os estudantes.

Ao longo da semana, os acadêmicos terão a oportunidade de participar de palestras que serão conduzidas por profissionais de diferentes áreas da comunicação. Abrangendo temas que vão desde o mundo do cinema até os bastidores do jornalismo, da publicidade à assessoria. O evento irá proporcionar a discussão de assuntos da contemporaneidade, das interpretações do conhecimento e das práticas sobre as tendências e desafios da indústria.

O primeiro dia da ComCafé, na segunda-feira, 11, às 19h30, será realizado no Centro de Eventos da Unijuí, sobre “Produção cinematográfica no Brasil hoje a partir da perspectiva de um diretor independente”, com o cineasta Luiz Alberto Cassol.

Na terça-feira, 12, no Centro de Eventos da Unijuí, a partir das 19h30, os convidados serão Everson Dornelles e Gherusa Cassol, que apresentarão o Projeto Primeira Pauta RBS.

Dia 13, na quarta-feira, às 19h30, Iana Furst abordará em sua fala “Criatividade e personalidade, essa é a receita de uma comunicação única”, sobre os segredos por trás de stories que conquistam e vendem, no Centro de Eventos da Unijuí.

Na quinta-feira, 14, às 19h30, no prédio da biblioteca, sala BIB 203 A, campus da Unijuí, Lara Elisane Silva irá falar sobre a área da Assessoria de Comunicação.

O evento é uma realização dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, do Diretório Acadêmico da Comunicação (Dacom), com apoio da Usina de Ideias e dos patrocinadores Sabor da Praça e Quitutes da Lu.

A inscrição pode ser feita pelo valor de R$ 30,00 pelo site unijui.edu.br/eventos.

Por Martina Dutra Neubauer, estudante do curso de jornalismo da Unijuí. 


PI Empreendedorismo e Inovação realizou uma Feira de Negócios como apresentação final

A disciplina de Projeto Integrador (PI) de tema gerador “Empreendedorismo e Inovação”, ministrada pelas professoras Fernanda Pasqualini, Nilse Maldaner e Roselaine Filipin, realizou uma Feira de Empreendedorismo na segunda-feira, dia 26, com o objetivo de demonstrar os projetos desenvolvidos pelos estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. As apresentações aconteceram no Centro de Eventos do campus Ijuí e foram destinadas a demandantes, mentores, comunidade empresarial e de gestão pública.

O PI “Empreendedorismo e Inovação”, do primeiro módulo das graduações, tem como demandante a Criatec (Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica Unijuí). A professora do curso de Administração da Unijuí, Fernanda Pasqualini, explica que os trabalhos foram desenvolvidos a partir da ferramenta Canva, que engloba todos os aspectos de uma empresa. 

“O PI de Empreendedorismo e a inovação buscou atender à demanda de estimular o empreendedorismo nos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, PP e Jornalismo. Para tanto, os estudantes foram desafiados a pensar em ideias de negócios”, explica Fernanda.

Para organizar as turmas, envolvendo mais de 50 estudantes, foram formados 11 grupos, que buscavam reunir conhecimentos das quatro áreas de conhecimento. Considerando que um dos aspectos requisitados no desenvolvimento do projeto era exercitar os conhecimentos transdisciplinares, aproveitando da interação entre as áreas, conforme explica a professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner.

“A importância desse olhar conjunto e dessa convivência com profissionais dessas áreas está relacionada ao entendimento de que a comunicação, a gestão e a área financeira são fundamentais para o olhar sobre novas propostas de negócios de atuação empreendedora e nesse sentido essas áreas se complementam”, comentou Nilse.

A estudante de Ciências Contábeis, Eduarda Almeida, conta que a experiência, ao possibilitar ter contato com outros cursos, a incentivou a pensar fora da caixa para desenvolver em conjunto uma ideia inovadora. "Ao trabalhar com colegas de cursos distintos, cada componente do grupo pode se destacar na sua área de conhecimento e dividi-lo com os demais colegas”. 

Os estudantes foram orientados pelos mentores: Aline Guarda, do Sebrae, Matheus Bassi, da PlanejarMKT, Marjana Gasparetto Casarotto da ACI,  Rafael Sarmento Ferreira, do Mais 1 Café Ijuí, e Maria Odete Palharini, da Criatec. 

A apresentação final foi realizada no formato de uma Feira de Empreendedorismo, abrindo possibilidade para defenderem a própria ideia de forma diferenciada e inovadora. “Cada um dos 11 grupos se organizaram para estar expondo as suas ideias de uma maneira que eles procurassem vender a ideia do seu negócio para pessoas convidadas de fora, gerando então esse envolvimento, a experiência, um engajamento com a proposta que eles estavam apresentando”, explicou Nilse.

O grupo da estudante de Jornalismo, Carolina Gomes, idealizou uma agência de marketing de influência, com o propósito de facilitar contatos e ligar criadores de conteúdo às marcas. Durante a feira, o grupo apresentou a proposta utilizando o Canvas, representando a identidade visual e compondo o cenário com uma ring light, para elucidar do que se tratava o projeto. “Também produzimos um protótipo de Instagram e site, canais que a empresa trabalharia, para possibilitar a melhor idealização do projeto”.

Os negócios desenvolvidos pelos estudantes foram apresentados na Feira de Empreendedorismo, contando com a presença de avaliadores que compartilharam suas considerações às ideias de negócios dos estudantes. Entre os avaliadores, além dos mentores já mencionados, houve a participação dos convidados Rodrigo Bernardi Rodrigues, do Sindilojas Ijuí, Diego Ferreira, da PlanejarMKT, Luciane Fabrin Schneider, representante do Sindicato dos Contadores de Ijuí e o diretor da escola Senac Ijuí RS,  Paulo Krüger.

Egresso de comunicação da área de Publicidade e sócio fundador da PlanejarMKT, Matheus Bassi incubou sua empresa na Criatec e foi um dos mentores e avaliadores do projeto. “Durante o processo, pude orientar os alunos, fornecendo insights para aprimorar suas abordagens”, conta Matheus. “Na Feira de Empreendedorismo, os estudantes apresentaram seus trabalhos de forma excepcional, com qualidade e profissionalismo”, afirma.

A egressa de comunicação social, a relações públicas Marjana Gasparetto Casarotto, representou a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), e foi uma das mentoras que acompanhou a turma no início do semestre e esteve presente na avaliação das propostas. “Agora, tive a oportunidade de assistir as apresentações dos planos desenvolvidos ao longo do semestre, e posso dizer que os resultados foram muito satisfatórios. Os alunos fizeram pitchs nota 10”.

Representando o Sebrae, a egressa de Administração, Aline Guarda, destaca que o PI coloca os estudantes em uma postura mais ativa, saindo da posição de expectadores. “Poder ouvir e contribuir com o desenvolvimento dessas ideias e alunos foi um momento muito especial e também comprovou a importância deste novo modelo de atuação onde o aluno tem seu comportamento e sua visão mais voltado ao empreendedorismo”.

“Foi um desafio bom, que me levou a ver o mundo empreendedor de uma maneira completamente diferente, me levou a olhar como um empreendedor”, destacou o estudante de Administração Gustavo Porazzi, que está cursando o primeiro semestre da graduação. “Foi uma ótima experiência, que me trouxe muito aprendizado e amizades que vou levar. Estou muito ansioso para os próximos PIa que vão vir”, completou.

Por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.


Transformações do mercado da publicidade são trabalhadas em TCC

Recentemente graduada no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Unijuí, Mônica Taíza Mülhbaier buscou focar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um tema que tivesse marcado sua trajetória acadêmica. Optou, então, por realizar a pesquisa acerca da temática “Publicidade em reconstrução: acompanhando um mercado em transformação”, onde pôde sintetizar e discutir várias questões abordadas ao longo do curso. 

“Durante o curso, inúmeras vezes foi discutido como o profissional publicitário precisa sempre estar se atualizando para conseguir acompanhar o mercado e suas transformações. E no TCC foi possível verificar que, realmente, o campo da publicidade está em movimento constante, o que foi levantado na pesquisa bibliográfica, observado na atuação das marcas e também percebido tanto pelos profissionais da área, quanto pelo público de consumidores”, destacou Mônica. 

A publicitária visualizou diferentes perspectivas sobre a publicidade atual e percebeu como ela está em mudança. Para chegar aos resultados,  realizou pesquisa bibliográfica, com livros de autores da área e com relatórios de tendências; análises de conteúdo de três marcas, para observar como as tendências em comunicação têm sido aplicadas no mercado; e duas entrevistas focus group, uma com profissionais e estudantes de publicidade e outra com o público geral, observando como os profissionais da área e o público têm percebido os movimentos da publicidade.

Mônica já atua em uma agência de publicidade e, no momento, quer focar em sua carreira. No futuro, no entanto, pensa em dar continuidade aos estudos. 


Estudante de Publicidade e Propaganda explora mundo das maratonas literárias em TCC

Estudante de Jornalismo e recentemente graduada no curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Vitória Caroline Patias sempre gostou do universo dos livros. Tanto que, em 2021, criou um perfil no Instagram para produção de conteúdos como Leitora Baixa Renda. Foi a partir destas produções que ela que descobriu o mundo das maratonas literárias, que tornaram-se, recentemente, objetos de estudo do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para graduação em PP, que leva como título “Produção de conteúdo no mercado literário: um estudo de caso sobre as maratonas literárias”.

Sob a orientação da professora Rúbia Beatriz Schwanke, Vitória realizou uma pesquisa bibliográfica e também um estudo de caso de duas maratonas: a Maratona Literária de Inverno 2022 e a Primavera Magic. Para fechar, realizou entrevistas com três  influenciadores e organizadores de maratonas literárias - Julia Battastini, Mayara Miranda e Victor Almeida, além de aplicar um formulário eletrônico aos maratonistas.

Vitória explica que a Maratona Literária de Inverno de 2022, organizada por Victor Almeida - mais conhecido como Geek Freak, aconteceu de 16 a 30 de julho, com grande incentivo à hashtag #MLI2022. A Bienal do Livro esteve muito presente na #MLI2022 e a Editora Morro Branco foi parceira oficial da maratona, inspirando inclusive o evento com um dos seus livros, Mar sem Estrelas, indicado para leitura coletiva. “Quem ia ao estande da Morro Branco e falasse que estava participando da maratona ganhava um postal temático, além de receber informações sobre a maratona com antecedência. Para participar, bastava inscrever-se no formulário, que estava presente na descrição do vídeo de apresentação da maratona e no primeiro comentário fixado. Esse formulário contou com 10.214 inscritos, segundo dados do próprio organizador”, comenta Vitória, lembrando que não houve nenhuma notícia, entrevista ou qualquer outra divulgação nos meios de comunicação tradicionais, apenas na #MLI2021 houveram entrevistas com os atores da minissérie que foi produzida para a maratona. 

“Isso faz questionar sobre até que ponto os canais de comunicação estão dispostos a divulgar a cultura e o entretenimento, e o quanto as práticas tradicionais reduzem ainda mais o mercado literário, que apesar de ser pequeno, possui vários consumidores fiéis, que participam de maratonas, compram livros para ler durante elas e divulgam suas leituras, muitas vezes até criando um perfil para isso. As práticas atuais fazem com que as maratonas literárias fiquem isoladas em um nicho, integrado por produtores de conteúdo e/ou amantes da leitura. Porém, caso fossem mais divulgadas, poderiam chegar a pessoas que desconhecem este tipo de evento, ampliando o gosto pela leitura e ajudando na divulgação do setor editorial”, explicou.

A Primavera Magic foi a segunda maratona oficial organizada por Julia Battastini e teve como tema o realismo mágico. Contou com lives e sorteios na Twitch e os participantes, ao longo do evento, acumulavam pontos ao cumprirem os desafios. A organizadora não fez formulário de inscrição para a maratona e não sabe quantas pessoas participaram do evento. Sabe-se, porém, que o uso das hashtags relacionadas à maratona foram usadas quase 100 vezes, além de 80 participantes que participaram do grupo da Primavera Magic.

Vitória vê a conclusão do curso em PP como a realização de um sonho. “Pretendo exercer minha profissão de publicitária junto com o conhecimento que está sendo adquirido em Jornalismo. Este ano abri uma Agência de Publicidade que leva meu nome, voltada para pequenos empreendedores e profissionais autônomos em começo de carreira, onde vejo uma forte oportunidade nesse nicho de mercado. Pretendo ser cada vez mais reconhecida pelo meu trabalho de qualidade”, finalizou.


Projeto Integrador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tem como demandante a Unimed Noroeste/RS

A Mostra de Projetos Integradores do 4º Módulo dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí foi realizada no dia 7 de dezembro. Na ocasião, os estudantes apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, na disciplina ministrada pelas professoras Gisele Noll e Nilse Maldaner, para a demandante Unimed Noroeste/RS.

A professora Nilse explica que a proposta deste PI, que tem como tema gerador Comunicação, Assessoria e Marketing Digital”, é trabalhar com os diferentes públicos de uma empresa, desenvolvendo as competências na área da Gestão de Comunicação Organizacional. Portanto, a parceria com a Unimed Noroeste/RS foi fundamental, possibilitando aos acadêmicos o contato com uma organização que possui uma comunicação estruturada de forma estratégica. “Durante o semestre, contamos com a participação dos profissionais da Unimed, como clientes e ao mesmo tempo como mentores, o que permitiu chegarmos ao final com um bom projeto sendo apresentado pelos alunos à empresa”, destaca Nilse.

A questão norteadora determinada pela Unimed Noroeste/RS era a de identificar as principais oportunidades para a construção unificada da proposta de comunicação, com o objetivo de gerar maior nível de engajamento, comprometimento e inspiração nos diferentes públicos, internos e externos. No desenvolvimento do projeto, foram mentores dos estudantes, o assessor de Comunicação Corporativa João Bindé, o coordenador de Comunicação Interna, Anderson Zarth; o coordenador de Marketing, Geovani Gelatti; e a coordenadora de Comunicação Corporativa, Jaíse Schumann. 

“Tentamos trazer para eles aspectos do posicionamento da marca Unimed. Valores que estão presentes na marca, é uma marca que cuida, é uma marca que promove a saúde. Esses são os balizadores fundamentais que apresentamos para os projetos. Os diferentes grupos trabalharam propostas a diferentes públicos, ao cooperado, ao cliente, ao nosso beneficiário, ao nosso público interno, colaboradores, mas independente de qual desses públicos cada o grupo trabalhou, essas diretrizes da marca estão bem presentes e apontamos isso como algo fundamental a ser trabalho pelos grupos em seus diferentes projetos”, explica Bindé.

A professora Gisele evidencia que o posicionamento dos estudantes na apresentação é o resultado da evolução dos acadêmicos ao longo do semestre. “Foi muito interessante o quanto eles cresceram. Dá pra ver isso ao longo do semestre, e uma questão particular, de como eles aceitaram as críticas, de como eles deveriam fazer, do que era esperado da postura. Eles evoluíram muito nesse sentido de postura profissional e de apresentação profissional, de como eles se portam na frente do cliente, como eles falam com esse cliente, como apresentam as questões”, ressalta Gisele.

Ao integrar teoria e prática para solucionar problemas reais, o PI mobilizou os acadêmicos para aplicarem os conhecimentos do semestre. A professora Nilse enfatiza a contribuição dessa experiência para a vida acadêmica dos estudantes. ”Esse contato da Universidade com a realidade e com a comunidade regional vem se consolidando como um diferencial importante no ensino da graduação. Dessa forma, temos muito a agradecer a parceria que tivemos com área da comunicação e marketing da Unimed”, finaliza Nilse.

Por Keila Rosa, estagiária da Usina de Ideias


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.