Disciplina desenvolve materiais audiovisuais promovendo a Usina de Ideias e os cursos de Comunicação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Disciplina desenvolve materiais audiovisuais promovendo a Usina de Ideias e os cursos de Comunicação

Durante a disciplina de Produção Audiovisual em Publicidade e Propaganda, vinculada ao primeiro semestre de 2022, estudantes produziram dois materiais: um vídeo divulgando os serviços da agência experimental, a Usina de Ideias, e outro divulgando os cursos de Comunicação da Unijuí. Os materiais foram apresentados à coordenação do curso e à Usina de Ideias na noite da última segunda-feira, dia 27 de junho.

Os vídeos foram produzidos na disciplina ministrada pela professora Márcia Almeida, com o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre a prática audiovisual publicitária, além do desenvolvimento da capacidade de elaborar e argumentar as peças publicitárias, melhorar as habilidades de atuação em equipe e as diferentes funções na atuação profissional.

A escolha dos temas para a elaboração do trabalho teve o intuito de aproximar os alunos, visto que a pandemia trouxe maior distanciamento e impossibilitou a circulação dos estudantes pelo prédio da Comunicação, então, a ideia foi gerar mais conhecimento sobre os serviços realizados pela Usina de Ideias. Além disso, não há ninguém melhor para falar de comunicação que os próprios estudantes da área. 

Segundo a professora Márcia, um dos objetivos da realização desses materiais foi trazer mais informações para a comunidade sobre o que acontece dentro da Usina de Ideias e dos cursos de Comunicação.  Além disso, tem como objetivo criar um processo de trabalho, pois é perceptível quando ele funciona, sendo o resultado um material com uma qualidade bem superior. “Sempre é o objetivo criar esse processo de trabalho, porque quando a gente fala de vídeo, existe uma série de etapas que precisam ser cumpridas. Por exemplo, quando a gente tem a ideia e reúne as informações para criação do roteiro, se a gente não faz uma pré-produção bem feita, muitas vezes, na hora de gravar, falta alguma coisa”, complementa.

De acordo com Mozara Sandri, estudante do 5º semestre de Publicidade e Propaganda, a construção das ideias para o vídeo de divulgação dos cursos fez-se a partir de brainstormings, realizados durante as aulas. Cada semana era uma ideia diferente até chegar em um consenso. “Tivemos até participação dos alunos de Comunicação em um dinâmica no quadro negro, onde cada um deveria escrever uma palavra sobre Jornalismo e Publicidade”, completa.

Já a ideia de divulgação da agência experimental Usina de Ideias, começou com um briefing com a analista de Comunicação, a técnica Andriele Müller, para entender as necessidades e alavancar a comunicação. Depois disso, ocorreram reuniões de brainstorming onde várias ideias surgiram. Acrescenta Brenda Berwanger, estudante do 5º semestre de Publicidade e Propaganda: “em seguida, convidamos várias pessoas que fizeram parte da Usina para participarem e demos início à produção dos vídeos.” 

Sobre a maior dificuldade encontrada durante a elaboração dos vídeos, Brenda afirma que foi principalmente resumir em poucas palavras “comunicação” para o material de divulgação dos cursos. Já com relação ao vídeo divulgando a Usina de Ideias, ela conta que passaram por algumas dificuldades como arquivos corrompidos. “Mas nada que nos impediu de gravar novamente para que conseguíssemos cumprir com nosso objetivo”, afirma. Mozara acrescenta que as maiores dificuldades foram gravar e editar os vídeos, já que foi a primeira matéria presencial realizada com produção audiovisual.

Os aprendizados dos materiais produzidos não serviram apenas de uma nota para a disciplina, mas incluíram a estruturação de um roteiro, utilização dos equipamentos de gravação e iluminação, a edição e também a conversa com o cliente. “As nossas dificuldades nos ajudaram a estarmos mais atentos aos nossos erros e tentar fazer melhor no nosso próximo passo”, destacou Mozara. Brenda completou que, “além do manuseio dos equipamentos e edição, neste trabalho aprendemos a nos colocar no lugar do cliente”.

Os materiais produzidos serão divulgados nas redes sociais da Usina de Ideias e canais institucionais, além das redes sociais dos cursos, porém, a ideia é que o material seja compartilhado também em outros locais.

Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.