Turmas da EFA realizam experiência sobre finanças - Unijuí

Turmas da EFA realizam experiência sobre finanças

Os alunos foram submetidos a uma pesquisa sobre finanças comportamentais

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, recebeu a egressa do Curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Josiane Schlotefeldt que, atualmente, cursa mestrado em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau - FURB. Essa visita ocorreu em função de uma pesquisa sobre Finanças Comportamentais, com aplicação de um simulador de mercado de ações em que o experimento foi aplicado com os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio.
O experimento teve como objetivo, observar as atitudes dos alunos frente à simulações de compra e venda de ações e, seu comportamento, em situações sobre o efeito exposição, mensurado pelo ganho e perda na negociação de ações. Para tanto, foi aplicado um simulador, por meio do simulador desenvolvido pelo Prof. Newton Carneiro Affonso da Costa Junior - UFSC, em que os alunos escolhiam individualmente quais e quantas ações comprariam e venderiam de determinada empresa.
Ao final do experimento, alguns alunos, aleatoriamente escolhidos, deveriam tornar público o seu resultado aos demais colegas. Dessa forma, o estudo buscou observar as atitudes dos alunos frente à simulações de compra e venda de ações  que tornam público o seu resultado, e os que não tornam, compreendendo as atitudes dos investidores do mercado no processo de  tomada de decisão, e consequentemente, na aplicação dos recursos organizacionais.