Projeto da EFA é publicado em artigo de revista sobre artes cênicas - Unijuí

Projeto da EFA é publicado em artigo de revista sobre artes cênicas

Iniciado em 2009, o Projeto Mosaico tem o objetivo de aproximar as diferentes linguagens corporais (dança, música em vocal/ instrumental, lutas, teatro, ginástica) já ofertadas à comunidade escolar, em um único espaço para que essas expressões dialoguem.

Na III edição, o tema explorado foi a Condição Humana, recebeu o nome de “Acontecências”, esforço em dizer do humano, desse ser inacabado que tem como traço distintivo problematizar sua própria natureza (ou a ausência de uma natureza). A edição teve a coordenação da professora da escola, Eduarda V. Burckardt, de pais de alunos da escola, Lisiane Goettems, Paulo Fensterseifer e de Carolina Gehrke, colaboradora da escola. O grupo que encabeçou a ideia se desafiou a escrever o Projeto e produziu um material para pesquisa, que foi publicado na Revista CENA, da UFRGS.

A EFA ressalta a essência da escola em estar constantemente relacionando conhecimentos e refletindo sobre práticas. Os professores se colocam no lugar de pesquisadores, refletem e dialogam com os acontecimentos vividos na escola e, assim, produzem materiais a partir destas experiências. Dessa forma, a ideia de escrever sobre o que acontece e publicar, possibilita dividir experiências e produzir conhecimento cientifico.

Mais sobre o Projeto

O projeto recebeu contribuições da comunidade escolar, inclusive, na projeção do nome. Mosaico: consiste em muitas partes que, em aproximação umas das outras, produzem um determinado efeito visual. Parte formadas por desenhos, imagens, mensagens, expressões e comunicações.