Seminário do Pibid reuniu estudantes de licenciatura na Unijuí - Unijuí

Seminário do Pibid reuniu estudantes de licenciatura na Unijuí

Neste sábado, 1º de setembro, o Centro de Eventos da Unijuí sediou o I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/Unijuí. Tendo como tema norteador “A Constituição docente pela via do desenvolvimento do currículo escolar”, o evento reuniu estudantes de graduação de diferentes áreas da licenciatura, além de professores, com o objetivo de incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica.

Estiveram presentes na abertura do evento, a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, a representante da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Lizandra Daltrozo, o Secretário Municipal de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, e a Coordenadora do Pibid/Unijuí, professora Marli Dallagnol Frison. Em suas falas, todos destacaram a importância dos professores como agentes transformadores da realidade social, pois para além dos conteúdos trabalhados em sala de aula, a partir dos currículos escolares, os educadores também têm como missão formar cidadãos críticos e reflexivos.

O Seminário contou ainda com uma palestra do professor Paulo Evaldo Fensterseifer. O docente da Unijuí abordou o tema “Escola, conhecimento e democracia”, em que apresentou conceitos e desafios em relação ao processo de formação de sujeitos e o papel do professor a partir da escola, no contexto de uma república democrática. Além da palestra, o evento contou ainda com o painel “Diálogos com e entre Pibidianos”, mediado pela coordenadora do Pibid, Marli Dallagnol Frison.

Sobre o Pibid - O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O Pibid tem como objetivos a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.