EFA recebe autor de livro de contos gauchescos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

EFA recebe autor de livro de contos gauchescos

As turmas do segundo e terceiro ano do ensino fundamental da EFA, receberam na última quarta feira, 26 de setembro, o autor santo-angelense, Jonatã Ferreira, para um bate papo com as crianças sobre a cultura gaúcha e em especial a sua obra, o livro Buenos Causos. Entre uma roda de chimarrão preparada pelos estudantes, o autor inicia sua fala comentando sobre a simbologia desse ato, que o mate representa a hospitalidade e é uma forma acolhedora de receber as visitas e ainda celebrar a vida.

O livro Buenos Causos, foi apresentado para as crianças pelo autor, pois anterior a este dia a turma havia explorado diversas lendas e mitos do folclore brasileiro, e neste momento o objetivo era conhecer os causos gaúchos, conta a professora da turma B21, Letícia da Silva. O autor apresentou sua trajetória, incentivando nas crianças o gosto pela leitura e escrita. Jonatã relatou que sua inspiração surgiu através de suas vivências com seu meio familiar, além do respeito pelas experiências vividas e histórias contadas pelos seus antepassados como bisavós e avós.

As crianças ainda questionaram a veracidade dos fatos relatados e o autor sinalizou que todo causo vem da mais pura verdade, mas que, quem escuta deve analisar se deve acreditar ou não. A perspectiva da educadora é seguir trabalhando os causos gaúchos do livro, pois as crianças adoram ouvir histórias, e isso incentiva elas a escreverem com o coração e serem bons leitores e escritores.

Esse trabalho das turmas ocorre concomitante aos estudos do mês de agosto que envolvia o Folclore Brasileiro, mitos, lendas e no mês de setembro a semana da pátria e semana farroupilha, que novamente se faz necessário o conto de história, lendas e costumes regionais, finaliza a professora.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.