Estudantes de Licenciatura relatam experiência em escolas em Seminário sobre Residência Pedagógica e o PIBID - Unijuí

Com o objetivo de realizar discussões sobre iniciativas que proporcionam aos discentes de cursos de licenciaturas uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas foi realizado no sábado, dia 23, o Seminário Institucional dos Programas Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência (PIBID) da Unijuí.

A programação, que aconteceu no Centro de Eventos do campus Ijuí, contou com a participação de professores de escolas ligadas a 36ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Educação, sediadas em Ijuí e Santa Rosa, respectivamente, e também da Rede Municipal de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Durante toda a manhã, estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade que integram as duas iniciativas apresentaram as atividades desenvolvidas nas escolas da região, momento que teve o objetivo de enriquecer e avaliar a experiência nestes dois programas de formação. Na abertura oficial do evento, a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, fez uma saudação institucional em nome da Universidade. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica, ambos financiados pela Capes, são ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).

O Pibid-Unijuí foi concebido a partir do entendimento de que a constituição do professor se dá em processos de interação e articulação, intencionalmente planejados e desenvolvidos de forma colaborativa e compartilhada, com o necessário reconhecimento e a compreensão do futuro campo profissional e da função social da escola e do professor(a), possibilitando assim mudanças significativas na formação e no exercício profissional. Este Programa objetiva contribuir no processo de constituição docente pela apropriação de conhecimentos de professores e pelo desenvolvimento da autonomia em relação à produção de currículo escolar, que tem como princípio a contextualização e a interdisciplinaridade.

Já o Programa de Residência Pedagógica objetiva a qualificação/aperfeiçoamento do processo da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A articulação entre Pibid e Residência Pedagógica, aliada ao compromisso assumido pela Unijuí e pelas escolas de Educação Básica integrantes de um ou outro destes dois programas deve assegurar aos futuros professores, o desenvolvimento de habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. Na Unijuí, estes dois Programas objetivam qualificar o processo de desenvolvimento profissional dos professores que já se encontram em exercício, especialmente aqueles que atuam nas escolas parceiras.