Ensino - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ensino

Aula inaugural da Residência em Saúde da Família aborda as interfaces e vivências na atenção primária à saúde

O curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família promoveu, em formato virtual, a sua aula inaugural na noite dessa terça-feira, 26 de março. Com o tema “A Residência e suas interfaces na Atenção Primária à saúde”, a aula inaugural abordou a vivência de egressos da residência durante a sua passagem pela formação, onde atuaram em unidades de atenção primária. 

Uma das convidadas foi a nutricionista, mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade pela Unijuí e especialista em Saúde da Família (Unijuí e Fumssar), Júlia Pess dos Santos. Ela cursou a residência durante o período de pandemia e contou como foi a sua experiência e os desafios encontrados para a formação naquele momento, até se tornar servidora pública na rede municipal de saúde do município de Braga.

“Só quem foi residente sabe o que é a Residência e o quão desafiador ela é. Quando escolhi fazer, não pensei que seria uma experiência tão intensa. Foi a partir da Residência que pude verificar que nós nutricionistas também temos um papel importante dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso reafirma o que acredito enquanto profissional”, ressalta. 

A outra convidada foi a egressa do curso de Enfermagem da Unijuí e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Catiele Raquel Schmidt. Ela compartilhou a vivência que teve enquanto residente na atenção básica de saúde de Florianópolis, onde pôde ver e compreender a importância do SUS e da saúde coletiva. Também relatou sobre a atuação durante a pandemia de covid-19, quando estava em meio a sua formação. 

“A Residência é um momento intenso. Quando se é residente é preciso de apoio para enfrentar os inúmeros desafios que encontramos, principalmente pela atuação que temos que ter. No início, parecia um sofrimento devido , mas quando temos algum propósito, acha motivação para seguir e buscar aprender. É preciso aprender o processo e compreender que tudo que passamos neste período nos faz profissionais ainda melhores”

A coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, professora Moane Marchesan Krug, detalha que a formação é um momento e espaço de transformação. “Com essa aula inaugural conseguimos mostrar todas as interfaces, em especial na atenção primária. Sabemos que é um momento transformador, cansativo, mas que no fim vale muito a pena. Esperamos que todos os nossos estudantes consigam aproveitar o máximo o que o programa tem a oferecer, destacamos que estamos aqui à disposição de todos”, completa. 

O programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um curso em nível de Pós-Graduação Lato Sensu que formará profissionais para atuarem preferencialmente na atenção básica à saúde. O curso é feito a partir da parceria entre a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).


Começam as aulas de especialização em Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições, da Unijuí

O curso de especialização em Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições teve início nesta sexta-feira, 22 de março. A formação tem dois anos de duração e as inscrições encerram no próximo domingo, 24 de março, que podem ser feitas no portal da Unijuí, por meio do site unijui.edu.br/educacao-continuada. 

A especialização  busca qualificar psicólogos na especificidade do campo da Psicologia Clínica, a escuta e sua implicação nos vínculos institucionais, assim como na investigação permanente de conceitos. O curso conta com uma variada composição de docentes e componentes de estudos, alguns mais abstratos, como Topologia da Clínica, ou outros mais relacionados à prática em si, como os estudos relacionados ao diagnóstico diferencial, metodologias de pesquisa e diálogos sobre experiências em instituições que abordam o trabalho clínico. 

“O início da especialização é importante pois voltamos a fomentar a formação permanente de psicanalistas. A qualificação nunca deve deixar de ser feita, então essa é uma oportunidade que estes colegas estão tendo para conhecer caminhos diferentes de formação. Este não é só um curso Lato sensu, mas sim um que possibilita abrir portas para que todos se aperfeiçoem cada vez mais”, ressalta o coordenador da especialização, professor Gustavo Héctor Brun. 

O curso tem aulas todas as sextas-feiras, das 14h às 17h30, e das 18h30 às 22h, e aos sábados, das 8h30 às 12h. Mais informações sobre o curso podem ser acessadas no site da especialização em Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições.


EaD da Unijuí fomenta a democratização do acesso ao Ensino Superior com qualidade e excelência

Fazer um curso no modelo de Educação a Distância (EaD) tem sido uma prática cada vez mais comum, principalmente entre aquelas pessoas que buscam se qualificar em meio à rotina corrida do cotidiano. Nesse contexto, a EaD da Unijuí vem crescendo como uma oferta qualificada e comprometida com uma formação de excelência que apenas uma Universidade conceito máximo junto ao MEC é capaz de oferecer. 

Conforme o supervisor do Setor de Educação a Distância e Tecnologias (SEaDT), Marlon Régis Soares, a EaD tem um forte viés de democratização do acesso à educação, em especial, ao Ensino Superior. “Percebe-se que hoje estamos sempre ocupados. O deslocamento, muitas vezes, pode ser um limitador para muitas pessoas, colocando a possibilidade de cursar o Ensino Superior a qualquer hora e de qualquer lugar como uma opção extremamente atraente àqueles que não conseguem ter acesso ao presencial, mas desejam estar preparados para os desafios do mercado. Além da flexibilidade, a economia  financeira também é um diferencial, pois os valores são perfeitamente competitivos e capazes de serem encaixados na programação de custos do indivíduo”, destaca. 

Na Unijuí, há em oferta 16 cursos de graduação nesta modalidade. Para o primeiro trimestre de 2024, a Universidade lançou duas novidades: as licenciaturas em Matemática e Letras - Inglês. O ingresso do estudante é feito a partir de vestibular online, constituído de prova de redação, que pode ser realizado pelo candidato até o dia 16 de fevereiro de 2024, no dia e horário de sua escolha. É possível ingressar ainda por meio de aproveitamento da nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre 2010 e 2023, ou com o candidato utilizando a sua nota de redação de outros Vestibulares realizados na Unijuí. 

As inscrições para o processo seletivo de ingresso à EaD da Unijuí estão abertas até o dia 16 de fevereiro de 2024 e podem ser feitas no site da EaD, a partir de preenchimento de formulário próprio. O início das aulas está marcado para o dia 19 de fevereiro de 2024. 


EaD Unijuí: Curso de Marketing prepara estudantes para as mais diversas funções da área

Já pensou em atuar na gestão do relacionamento de empresas de diferentes tamanhos e setores com o seu mercado consumidor, desenvolvendo o planejamento e implementação de ações com o propósito de conquistar e manter clientes em mercados atuais ou novos?  É com esta proposta que o curso de Marketing é ofertado pela Unijuí, buscando tornar os estudantes aptos para as mais diversas funções do mercado da área. 

Ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o curso, que é tecnólogo, tem dois anos e meio de duração, com percurso formativo organizado em módulos trimestrais, com no máximo quatro disciplinas por módulo e projetos integradores desde o início do curso. Todo o conteúdo é disponibilizado no Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, que é uma ambiente interativo com material dinâmico que facilita a aprendizagem dos estudantes. 

O sistema de avaliação é focado na aprendizagem, diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa. Os acadêmicos também contam com um laboratório de Gestão e Negócios que apoia o estudante no desenvolvimento de atividades práticas ao longo do curso, oportunizando o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria às empresas. Eles também têm a possibilidade de fazer intercâmbios internacionais, viagens de estudo, oficinas e estágio não obrigatório.

O curso tem como objetivo preparar os futuros profissionais para atuar com visão estratégica e sistêmica em marketing, com capacidade de geração de valor para os negócios em seus processos de tomada de decisão orientados para o mercado, tendo sólida formação teórica e prática, e capacidade crítico-reflexiva, empreendedora, com competências para a gestão de marketing de negócios próprios ou de terceiros, com postura ética, cidadã e sustentável, capazes de alavancar e potencializar o desenvolvimento dos negócios em sua região de atuação.

Mais detalhes sobre o curso de Marketing EaD da Unijuí, informações sobre matrículas e como ingressar podem ser acessados no site da Universidade. 


EaD: ensino de qualidade, suporte aos estudantes e metodologias únicas são diferenciais da modalidade na Unijuí

Livros digitais de elevada qualidade, uso de metodologias ativas, suporte de tutores ao longo de todo o curso e a vantagem de estudar em uma universidade com mais de 60 anos de atuação e que recebeu nota máxima na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). Estes são alguns dos diferenciais que os estudantes que optarem cursar alguma graduação na modalidade EaD da Unijuí vão encontrar durante sua formação. 

Conforme o supervisor do Setor de Educação a Distância e Tecnologias (SEaDT), Marlon Régis Soares, a EaD é uma modalidade que, atualmente, se equipara ao presencial, apresentando diversas opções para que o estudante possa passar pela sua formação com a melhor qualidade possível de materiais ofertados e ensino. “Os estudantes contam com interação direta com os professores que ministram as disciplinas, inclusive através de encontros síncronos, os quais efetivamente acompanham o desenvolvimento de cada estudante ao longo do curso. Também temos como vantagem a flexibilidade de acesso aos conteúdos, com uso da plataforma virtual de aprendizagem, materiais extras de ensino e contamos com a maioria dos professores com título de mestres ou doutores”, ressalta. 

Além do ensino, o estudante terá como vantagem o preço fixo das mensalidades e o atendimento especializado e ágil dos tutores, que acompanham diariamente o andamento do curso dos alunos e estão à disposição para resolver e encaminhar soluções para quaisquer dúvidas que venham a surgir ao longo dos estudos, seja por e-mail, telefone, whatsapp ou ferramentas que o próprio Moodle disponibiliza. 

Outro diferencial de destaque para os estudantes que optarem pelo EaD é a possibilidade de participação em projetos de extensão, eventos institucionais, projetos de pesquisa e semanas acadêmicas, assim como ocorre na modalidade presencial.  

Na Unijuí, há em oferta 16 cursos de graduação EaD. Para o primeiro trimestre de 2024, a Universidade lançou duas novidades: as licenciaturas em Matemática e Letras - Inglês. As inscrições para o processo seletivo de ingresso à EaD da Unijuí estão abertas até o dia 16 de fevereiro de 2024 e podem ser feitas no site da EaD, a partir de preenchimento de formulário próprio. O início das aulas está marcado para o dia 19 de fevereiro de 2024. 


Matricule-se no EaD Unijuí e concorra a 50 caixas-surpresa

Matricule-se em um dos cursos de graduação do EaD Unijuí e concorra a 50 caixas-surpresa. O promocional é válido para os estudantes que prestarem vestibular para o 1º módulo de 2024 e ingressarem no curso, estando com a matrícula válida em 26 de fevereiro. O sorteio será realizado no dia 27 de fevereiro e os contemplados receberão a caixa em seu endereço, cadastrado no momento da matrícula, por correio.

“As caixas serão entregues nos endereços dos estudantes contemplados na semana do início das aulas e contarão com inúmeros brindes da Unijuí. Em algumas delas, terão as queridinhas Echo Dots, mais conhecidas como assistente virtual Alexa, para auxiliar nos estudos”, contou a coordenadora de Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola.

Cada estudante sorteado/premiado terá direito ao recebimento de uma única “caixa-surpresa”, que será enviada por correio pela UNIJUÍ ao endereço do estudante cadastrado na matrícula. O o edital com as regras para participar está disponível neste link. Informações complementares podem ser solicitadas junto ao Núcleo de Captação e Prospecção Estudantil pelo e-mail estude@unijui.edu.br ou Telefone (55) 3332-0200 - ramal 2004. 

As inscrições para o EaD Unijuí já estão abertas e podem ser realizadas até dia 16 de fevereiro, de forma gratuita, no site unijui.edu.br/ead. Para ingressar, o candidato tem a opção de realizar o vestibular, que consiste em uma prova, composta por uma redação, que pode ser feita online, no dia e horário de sua preferência. Além disso, há a possibilidade de utilizar a nota de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), válida a partir de 2010; ou a nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí, feitos a partir do ano de 2005. 


Egressos da Unijuí tem excelente colocação no mercado

Neste ano concluiu-se uma pesquisa que analisava o acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unijuí. O objetivo da pesquisa foi compreender como a formação acadêmica da Unijuí contribuiu para o desenvolvimento profissional desses egressos, bem como acompanhar como está a colocação de cada um deles no mercado de trabalho.

A pesquisa revelou que 67,5% dos entrevistados nunca ficaram desempregados desde o momento de sua formação e 70,1% estão em atuação dentro da sua área de formação. Os dados revelaram ainda que os profissionais formados pela Unijuí possuem uma excelente colocação no mercado de trabalho, sendo que a maior fatia dos respondentes (20,4%) disse estar ocupando espaços como supervisores, coordenadores e gerente.

Referente à renda média bruta mensal, 38,9% dos entrevistados responderam estar recebendo entre 4 e 10 salários mínimos, e 33,1% responderam receber de 2 a 4 salários mínimos. Por outro lado, 8,3% apontaram ganhar entre 10 e 20 salários mínimos e 1,3% indicou estar ganhando acima disso.

Os dados asseguram a Unijuí como um espaço seguro e de excelência para formação acadêmica, referenciando um peso importante para o currículo de seus profissionais e, sobretudo, mostrando as diferentes possibilidades de atuação existentes, seja por meio da pesquisa e academia, do posicionamento e reposicionamento de mercado, da inovação em cargos de gestão e inovação ou ainda por meio do empreendedorismo. 

Para que você também possa experienciar uma formação em uma Universidade que preza pela sua formação, tendo conceito máximo de excelência junto ao Ministério da Educação, não perca tempo e matricule-se agora mesmo em um dos cursos de Graduação da Unijuí. 


Projetos Integradores proporcionam vivências profissionais desde o início da Graduação na Unijuí

Com objetivo de proporcionar um ambiente durante o ensino de graduação, capaz de mobilizar conhecimentos estudados durante o semestre e tendo como princípio a integração entre teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais, os Projetos Integradores (PIs) fazem parte da proposta da Graduação Mais da Unijuí. A partir desse componente curricular, os estudantes passam a vivenciar a realidade profissional, desde o início do curso. 

Contando com o auxílio de professores, mas também com mentorias de profissionais que estão atuando em locais estratégicos no mercado de trabalho, os estudantes dos cursos de graduação presencial da Unijuí têm trabalhado na proposta de soluções para desafios reais desde 2021. A aluna do 6º semestre do Curso de Design Érica Micolino Cansi, está em seu 4º Projeto Integrador desde que entrou no curso e relata que a experiência tem sido interessante, especialmente pela integração entre diferentes áreas do conhecimento. “Nós temos a oportunidade de entender como um projeto é feito na prática e, às vezes, como lidar com obstáculos e imprevistos que dentro de uma sala de aula não se pode prever”, comenta.

Érica ainda evidencia o importante papel dos PIs na inclusão do estudante no mercado de trabalho. “Com esse conhecimento é possível amadurecer durante a graduação e chegar no mercado de trabalho ciente dessas diferenças, assim, sabendo como lidar com elas”, destaca.

Fazer parte dos cursos de graduação da Unijuí é vivenciar todos os dias um ecossistema de inovação e novas oportunidades, voltados a preparar o estudante para os desafios da profissão, antes mesmo da formatura. Seja você também um agente de transformação. Matricule-se agora nos cursos de graduação da Unijuí.


COMUNICADO OFICIAL UNIJUÍ SOBRE AULAS NESTA QUARTA-FEIRA

Em atenção ao Alerta da Defesa Civil para a região Noroeste do Estado do RS para temporais, chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento, a UNIJUÍ dá a seguinte diretriz:

• Todas as aulas dos cursos de Graduação, de Pós-Graduação Stricto Sensu e curso Técnico em Enfermagem da EFA - Três Passos, que aconteceriam nesta quarta-feira, 13/09/23, nos turnos da tarde e noite, passam para o formato online. O indicativo é válido para os quatro campi da Universidade;


• Eventos institucionais presenciais que aconteceriam nesta quarta-feira, nos turnos da tarde e noite, ficam a critério de cada organização e podem ser transferidos para formato online ou para nova data;


Avaliações, estágios e aulas práticas deverão ser combinadas, diretamente com o professor(a) responsável pela disciplina e coordenação do curso;

Para o dia 14/09, as atividades retornam à presencialidade, nos três turnos.

Dúvidas e informações sobre as aulas deverão ser encaminhadas para os professores das disciplinas, coordenadores de curso ou às Centrais de Atendimento ao Estudante de cada campus.


Unijuí fomenta ingresso ao Ensino Superior por meio de Programa de Desconto Progressivo Empresarial

Pensando na qualificação das empresas por meio de profissionais cada vez mais qualificados, a Unijuí implementou, desde o início de 2023, um programa de Desconto Progressivo Empresarial. 

Criado e estabelecido pela Resolução do Conselho Diretor nº 27/2022, o desconto destina-se a estudantes matriculados em cursos de graduação na modalidade presencial - com exceção de Medicina, que mantenham contrato de trabalho formalmente registrado em empresas conveniadas com a Fidene/Unijuí. 

O desconto na mensalidade depende do número de estudantes indicados pela empresa, no início de cada semestre, podendo ser de 15%, se forem indicados entre 5 a 8 estudantes; de 20%, se a indicação for de 9 a 12 estudantes; de 25%, se ficar entre 13 e 20 estudantes; ou de 30%, se o número for igual ou maior do que 21 estudantes matriculados em cursos presenciais da Universidade (exceto Medicina) e vinculados à empresa. 

A coordenadora do Núcleo, Vivian Strochein, destaca que essa é uma oportunidade ímpar para trabalhadores e empresas que desejam se qualificar. “Hoje possuímos convênio empresarial para desconto aos funcionários e seus dependentes nos cursos de graduação EaD, de qualificação profissional e de pós-graduação lato sensu. Além disso, oferecemos descontos nas mensalidades dos cursos de graduação presencial, dependendo do enquadramento da empresa nas regras do programa. Em contrapartida solicitamos que os RHS das empresas conveniadas encaminhem a divulgação dos nossos cursos para seus colaboradores. Em algumas empresas inclusive realizamos ações para conversar com os funcionários, isso tudo pensando na qualificação e desenvolvimento do funcionário na empresa”, destaca. 

Para obterem os descontos nos cursos presenciais, por exemplo, os funcionários devem realizar o Vestibular de Inverno da Unijuí, com inscrições abertas até o dia 31/07/23. O vestibulando pode optar por realizar a prova de redação de forma online ou ainda uma das outras formas de ingresso, sendo elas: aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado entre os anos de 2010 e 2021; e aproveitamento da nota de redação de um vestibular prestado na Unijuí, desde que realizado entre os anos de 2010 e 2023.

Cabe ressaltar ainda que os atuais estudantes com vínculo empregatício nas empresas que aderirem ao convênio vão poder contar com o benefício, recebendo também o desconto conforme a adesão da empresa.

Empresas interessadas podem entrar em contato com o Núcleo de Captação e Prospecção da Unijuí por meio do whatsapp (55) 991806755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.