Balcão do Consumidor apresenta o trabalho de atendimento à comunidade - Unijuí

Balcão do Consumidor apresenta o trabalho de atendimento à comunidade

Com o objetivo de aproximar a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão dos projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos cursos da Unijuí, o Vice-Reitor da pasta, professor Fernando González, está realizando, neste segundo semestre de 2018, uma rodada de visitas aos Departamentos. Na última quarta-feira, o professor esteve no Balcão do Consumidor, em Ijuí, que funciona junto ao Procon da cidade.

As instalações e o trabalho foram apresentados pela professora Fabiana Fachineto e pelo professor Tobias Damião Corrêa. Desde que foi criado, em 2013, mais de 13, 5 mil atendimentos foram realizados. E, neste ano de 2018, de janeiro até início de novembro, já foram realizados mais de 2,3 mil atendimentos no espaço.

O Balcão do Consumidor é um serviço da Unijuí para a resolução de conflitos em relações de consumo. Com uma proposta de trabalho diferenciada, destaca-se de outras iniciativas semelhantes no Estado, pois poucos serviços oferecem, além do atendimento básico, outras formas de resolução, como audiências para mediação entre consumidor e fornecedor, serviço oferecido pelo Balcão.

Os consumidores são atendidos por bolsistas da Universidade, estudantes do curso de Direito da Unijuí. Imediatamente se faz o contato com o fornecedor por telefone, narrando o problema e buscando sua solução. Dessa forma, mesmo atendendo cerca de 250 reclamações mensais, a resolutividade está na faixa dos 80%.

Para atendimento no Balcão não são observados critérios de renda, porém é necessário que a reclamação seja feita diretamente pelo consumidor titular do produto, ou então por meio de um procurador. O reclamante deve ainda apresentar documentos pessoais, além de nota fiscal, faturas, contratos e demais documentos que demonstrem a relação de consumo, além de números de protocolo (em caso de telefonia) e a tentativa frustrada de resolução do problema diretamente com o fornecedor.

O Balcão do Consumidor está vinculado ao Projeto de Extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”, que busca meios alternativos para solucionar os conflitos de maneira mais rápida que o Poder Judiciário, construindo diálogo entre as partes para que saiam satisfeitas com o acordo.

Coordenado pela professora Fabiana Fachinetto, o projeto é desenvolvido nas cidades de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa, e conta com a colaboração dos professores Tobias Damião Corrêa, Fernanda Serrer, Francieli Formentini e Eliete Vanessa Schneider.

Em Ijuí e Três Passos as atividades do projeto são desencadeadas no Balcão de Consumidor, onde são realizados atendimentos aos consumidores que possuem problemas com telefonia, saúde, vício de produto e serviços, endividamento, entre outros problemas. O Balcão surgiu de uma parceria entre Unijuí, Ministério Público Estadual e Poder Público, por meio de convênio.

Em Santa Rosa o projeto apresenta um viés diferente, com enfoque nos conflitos decorrentes das relações familiares, por meio de um convênio instituído com o Tribunal de Justiça e Defensoria Pública. Os atendimentos acontecem no Escritório Modelo.