Práticas restaurativas estão sendo realizadas pela Unijuí na Escola Paul Harris - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Práticas restaurativas estão sendo realizadas pela Unijuí na Escola Paul Harris

Professoras da Unijuí envolvidas no Projeto em Santa Rosa, Simoni Fernandes, Sônia da Costa Fengler e Lurdes Grossmann.

O Projeto de Extensão Cidadania para Todos desenvolvido por estudantes e professores dos cursos de Direito, Psicologia e Comunicação Social da Unijuí, realiza atividades ligadas a educação, a cidadania e aos direitos humanos, na Escola Municipal Paul Harris, em Santa Rosa, desde o mês de fevereiro.

O projeto tem como objetivo discutir temáticas relacionadas a família, a escola, a violência, o mercado de trabalho e a sociedade de consumo.

De acordo com a professora do curso de Direito, Lurdes Aparecida Grossmann, o trabalho realizado na escola Paul Harris será desenvolvido durante todo o ano. “Capacitamos os professores e alunos de uma determinada turma utilizando as práticas restaurativas, um instrumento que utilizamos em todas as nossas oficinas. E no ano posterior a esse trabalho, eles estão preparados para trabalharem como monitores instrumentalizando essas práticas, com autonomia de aplicá-las, ou seja, eles serão os protagonistas dessas atividades dentro da escola”, destaca.   

As ações desenvolvidas pelo projeto buscam assegurar a interação da universidade com a comunidade, através do diálogo com diferentes realidades, principalmente nas escolas, promovendo a educação para a cidadania e os direitos humanos.

“Quando trabalhamos com práticas restaurativas nas escolas, desenvolvemos o trabalho com todos os envolvidos, estudantes, professores, pais e comunidade, buscando solucionar os problemas que surgem no ambiente escolar, para a partir disso transformar o espaço por meio do diálogo. Hoje, as práticas restaurativas são difundidas mundialmente e no ambiente escolar elas são importantes ferramentas para a construção da paz”, conclui Lurdes.

As atividades são realizadas através de oficinas temáticas e presenciais, com metodologias envolvendo círculos de diálogo, baseados em princípios restaurativos. Nesse processo, procura-se identificar os principais problemas enfrentados pelo público alvo, bem como verificar o grau de compreensão, de comprometimento e capacidade de enfrentamento das atividades vivenciadas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.