Projeto prepara alunos e professores para compreender a comunicação e o empreendedorismo no ambiente escolar - Unijuí

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí desenvolve, em parceria com a Coordenadoria de Marketing, o Projeto Popularização da Ciência, com o objetivo de divulgar a produção e ações dos professores e bolsistas de projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade. Confira reportagem de Giovana Carré, aluna do curso de Jornalismo da Unijuí e estagiária da Usina de Ideias.

O projeto Rádio e Tecnologia na Escola, desenvolvido pelos cursos vinculados ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), tem como objetivo, por meio da comunicação e do empreendedorismo, desenvolver atividades educacionais com crianças, adolescentes e jovens de escolas municipais e estaduais da região noroeste do Rio Grande do Sul. A realizações de oficinas e atividades práticas possibilitam o contato com equipamentos de vídeo, foto e rádio, além de técnicas de edição e produções audiovisuais, assim como a implementação de rádios internas nas escolas, possibilitando que todos os alunos participem do projeto. Em 2018, o projeto continuou visando preparar os estudantes e professores de escolas públicas para compreender os processos de comunicação e de transformação tecnológica da sociedade, bem como proporcionar a formação para o empreendedorismo no ambiente escolar.

Segundo a professora extensionista Rúbia Schwanke, o próprio projeto já é uma iniciativa empreendedora, pois o primeiro desafio que os alunos e a própria escola se deparam é a criação de uma rádio educativa dentro da escola. “Nós também estamos trabalhando com diferentes oficinas e dinâmicas para que os alunos criem sites empreendedores, que eles percebam a realidade na qual eles estão inseridos, e consigam propor soluções para os problemas que eles acabam diagnosticando” finaliza. A professora acrescenta que esses problemas encontrados podem ser dentro da própria escola, bairro ou comunidade no qual estão inseridos, a partir disso, os alunos criam uma empresa para trabalhar com a questão do empreendedorismo.

O projeto hoje trabalha com 67 escolas de Ijuí e região e conta com o apoio da equipe de professores do DACEC nas áreas que envolvem administração, comunicação, empreendedorismo e finanças. As áreas relacionadas à informática estão sob responsabilidade de um professor vinculado ao campus Santa Rosa. Além da colaboração dos técnicos de laboratórios de áudio e de vídeo e da Agência Experimental dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, Usina de Ideias, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), de Ijuí, e da 36ª Coordenadoria de Educação, que intermediam as relações com as escolas parceiras do município e da região.