Livro aborda a história ambiental na colonização do município de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Livro aborda a história ambiental na colonização do município de Ijuí

Lançamento do livro, de autoria do professor Marcos Gerhardt, integra programações em desenvolvimento no Museu Antropológico Diretor Pestana




Tiveram início na segunda-feira, 25 de maio, as comemorações da Semana de Aniversário do Museu Antropológico Diretor Pestana, com um evento marcante para a Instituição. O lançamento do livro “História Ambiental da Colônia Ijuhy”, de autoria de Marcos Gerhardt, aconteceu no auditório do Museu e resultou em muitos autógrafos na noite.

O evento integrou duas programações promovidas pelo Museu. A primeira, que é a Semana de Aniversário do Museu, e que transcorre de 25 a 29 de maio, com visitações gratuitas em todas as exposições. E a segunda, dentro do Ciclo de Palestras que fazem parte da Exposição “Conhecer para Preservar: fauna e flora regional”, que está em sua segunda edição, numa promoção do Museu, Curso de Ciências Biológicas da Unijuí e pelo grupo PET Biologia.

O livro do professor doutorando Marcos Gerhardt integra a Coleção Museu Antropológico Diretor Pestana. A coleção, criada em 2002, por sugestão do professor Doutor Mario Osorio Marques, já falecido, tem como objetivo divulgar pesquisas realizadas e fundamentadas nas fontes documentais e museológicas, integrantes do acervo do Museu Antropológico. Vários títulos já publicados encontram-se à venda na Secretaria do Museu.

“História Ambiental da Colônia Ijuhy” aborda a história ambiental; a natureza como fronteira: o mato; águas e caminhos terrestres; animais úteis e nocivos; e um ambiente destinado ao progresso pelo trabalho. O professor de História da UNIJUÍ, Paulo Afonso Zarth, no texto de apresentação do livro, destaca que “com certeza o livro pode auxiliar em muito para a educação ambiental, oferecendo argumentos para os que se preocupam com este tema da história da ocupação do território”.

Marcos Gerhardt é graduado em Estudos Sociais e em História e especialista em História, pela UNIJUÍ, com Mestrado em História pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, é aluno do Programa de Pós-Graduação em História - Doutorado - da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, História Contemporânea, Ensino de História e História Ambiental. Foi professor da EFA de 1990 a 2001, e a partir de 1997 passou a ser professor da UNIJUÍ.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.