Rádio: um meio em transformação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Rádio: um meio em transformação

 
 

Constatação norteou os debates do Rizoma na semana de aniversário da UNIJUÍ FM.

Na semana em que  a UNIJUÍ FM completou 15 anos, o Rizoma se propôs a colocar na mesa para debate: o rádio - uma análise e um estudo de suas diferentes possibilidades sonoras. A ideia foi ouvir profissionais e estudiosos neste momento definido como de reinvenção do rádio. 

Essa mídia que se encontra em transformação está desafiada a manter seus tradicionais ouvintes, mas também buscar novos – que acessam o veículo não mais pelo aparelho, mas por smartphones, pela web, e uma infinidade de outros dispositivos móveis. O rádio sempre foi o meio mais digital, interativo, móvel, ágil e imediato – todos os atributos hoje valorizados no digital.  

O rádio sempre se adaptou ao longo de mais de 80 anos e muitos estão atentos à necessidade de proporcionar, por exemplo, maior interatividade. Uma atenção especial para a necessidade de dar resposta com qualidade em outras plataformas. 

O que antes era via antena, em mão única, hoje permite interação e abrangência ilimitadas. O rádio na internet está em curso com um modelo novo de convergência de mídias. Paralelo às possibilidades tecnológicas que se apresentam, está o desafio de entender os melhores caminhos para o rádio, e mais do que isso, identificar a essência desse veículo que serve principalmente como distração e companhia, conforme pesquisa recente feita com ouvintes na América Latina.   

Como rádio da Universidade, a Unijuí FM procura, ao longo desses anos, capacitar-se com qualidade para acompanhar as mudanças que o meio vem experimentando. A intenção é surpreender através da música, das notícias, de campanhas, de reportagens especiais falando da região, da Universidade, alcançando também os ouvintes/internautas nas novas multiplataformas. Mostrar, por meio de entrevistas, debates e reportagens, o potencial de conhecimento gerado na Unijuí, tendo como fonte professores da Universidade, oferecendo aos ouvintes diferentes olhares da realidade.  

VÍDEO: Confira um vídeo de comemoração aos 15 anos da Unijuí FM

Assuntos e músicas que não estão no rádio convencional têm espaços generosos na grade de programação. O desafio segue sendo o de encontrar a melhor forma de fazer diferente através de multiconexões que as novas tecnologias permitem. Foi com esse olhar que surgiu o RIZOMA, programa das manhãs da UNIJUÍ FM e que nesta semana se dedicou a falar do rádio ouvindo profissionais que tem sua trajetória marcada por este meio de comunicação. Mauro Borba, diretor da rádio Mix FM, Álvaro Bufarah, professor de comunicação, radialista e estudioso do rádio e Kátia Suman, hoje na rádio web Elétrica, mas consagrada pelos anos de Ipanema FM, foram os escolhidos para falar do assunto. 

Alguns convidados que fazem parte da história da UNIJUÍ FM ainda resgataram a fundação e os primeiros passos da emissora. A professora Lídia Allebrandt, primeira diretora, compartilhou as idas à Brasília na busca pela outorga do serviço de radiofusão; a professora Doutora em Comunicação e Informação, Vera Raddatz, primeira coordenadora pedagógica, falou sobre  sua história no rádio e os rumos deste veículo; o professor Celestino Perin, integrante da comissão de criação e formatação da Unijuí FM, trouxe à tona a proposta educativa da Rádio; o jornalista João Luís Bindé, contou como foi pensado o jornalismo junto ao projeto político pedagógico; e também o engenheiro em eletrônica, Higino Germani, que em seu depoimento falou sobre as dificuldades e a morosidade da legislação, sobre a atual situação das emissoras educativas no Rio Grande do Sul e sugestões sobre como se manter no mercado em termos de produção de conteúdo, competitividade e tempos de convergência de mídias.

As entrevistas na integra você confere aqui:

Mauro Borba

 

Álvaro Bufarah

 

Kátia Suman

 

Lidia Allebrandt

 

Vera Raddatz

Celestino Perin 

 

João Luis Bindé

 

Higino Germani


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.