Processo de reconhecimento das “cidades gêmeas” teve participação da UNIJUÍ - Unijuí

Processo de reconhecimento das “cidades gêmeas” teve participação da UNIJUÍ

Porto Mauá recebe reconhecimento do Ministério da Integração Nacional como cidade gêmea de Alba Posse.

As cidades de Porto Mauá (RS) e Santo Antônio do Sudoeste (PR) foram reconhecidas pelo Ministério da Integração Nacional, dia 20 de julho, como cidades gêmeas do Brasil. Resultado da proposição, organização e articulação regional que envolvem um conjunto de entidades, lideranças e a UNIJUÍ.

De acordo com a portaria divulgada no Diário Oficial da União são consideradas cidades gêmeas: “os municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de Integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar uma conurbação ou semiconurbação com uma localidade do país vizinho, assim como manifestações ‘condensadas’ dos problemas característicos da fronteira, que aí adquirem maior densidade, com efeitos diretos sobre o desenvolvimento regional e a cidadania”.

O reconhecimento das cidades gêmeas teve o suporte do estudo e projeto elaborado pelo professor do Curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Pedro Luís Büttenbender, apoiado pela equipe técnica e de fontes, formada por: estudante de Pós-Graduação em Administração em Negócios Internacionais, Cleofas Rodrigo Diedrich Moser, bacharel em Administração em Comércio Internacional, Airton Ponte Bertol, Jornalista da Prefeitura de Porto Mauá, Vilson Winkler, técnica administrativa da UNIJUÍ, Dolores Rutzen Turra, acadêmico do Curso de Administração e Bolsista de Iniciação Científica BIC/UNIJUI, Dionatan Perdonsini e o acadêmico do Curso de Engenharia Civil, Dionathan Dallalba.

De acordo com o professor Pedro, que também Coordena o Corede Fronteira Noroeste e a Rede Internacional de Universidades – RED CIDIR, a integração fronteiriça liderada pelos municípios de Porto Mauá e Alba Posse, além de gerar um fluxo de pessoas, de turismo e comércio de importação e exportação, habilita o território para possível instalação de free shop, promove iniciativas de desenvolvimento”. Esta integração entre os dois municípios se estende por outras iniciativas importantes e que confirmam a dinâmica como cidades gêmeas.

Cidades-gêmeas no Rio Grande do Sul

O número de municípios brasileiros que se enquadram nessas condições soma 32 cidades. As cidades gêmeas brasileiras estão localizadas no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Acre, Paraná, Roraima, Amapá, Rondônia e Amazonas. Confira as cidades gêmeas reconhecidas no Rio Grande do Sul: Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Dionísio Cerqueira, Itaqui, Jaguarão, Porto Mauá, Porto Xavier, Quaraí, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Mauá.