Unijuí vai realizar evento alusivo ao Jubileu de 1050 anos da Polônia - Unijuí

Unijuí vai realizar evento alusivo ao Jubileu de 1050 anos da Polônia

“Polônia: 1050 anos com poesia e canção” acontece na próxima terça-feira, no Campus Ijuí.

A Unijuí vai realizar, na próxima terça-feira, 27, encontro comemorativo ao Jubileu dos 1050 anos da Polônia, intitulado: “Polônia: 1050 anos com poesia e canção”.

Com participação especial de Henryk Siewierski, poeta, escritor, tradutor  e professor da Universidade de Brasília (UnB) onde é também Diretor da Cátedra de Estudos Poloneses Cyprian Norwid na Universidade de Brasília, o evento tem o propósito de integrar as comemorações dos 1050 anos de história da Polônia. O Jubileu está sendo comemorado especialmente na Polônia mas também está sendo lembrado em muitos países onde há presença de poloneses.

Siewierski é nascido na Polônia, formado em Literatura na Universidade Jagieloniana de Cracóvia e, desde 1986, residente no Brasil.

O evento é um encontro com o professor e escritor, que pretende trazer e demonstrar o espírito e a cultura polonesa através da palavra poética e musical. É direcionado não somente para os descendentes de  poloneses mas também para as pessoas em geral interessadas pela Polônia, pela literatura, pela música e pela história.

A promoção é da Unijuí através do curso de Letras e do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, com a Etnia Polonesa de Ijuí. O evento também contará com a participação da professora Dra. Natalia Klidzio, da Universidade Maria Curie Sklodowska, em Lublin, na Polônia, também parceira da Unijuí.