Salão do Conhecimento da UNIJUÍ movimenta Campus Santa Rosa - Unijuí

Salão do Conhecimento da UNIJUÍ movimenta Campus Santa Rosa

O evento acontece durante toda a semana no Campus Santa Rosa e integrará seminários, palestras, painéis e premiação de trabalhos destaque.

A primeira noite do Salão do Conhecimento da UNIJUÍ Campus Santa Rosa teve intensa programação. A abertura do evento ocorreu com a apresentação artística do Grupo de Tradições Gaúchas Sepé Tiarajú, através do grupo “Dente de Leite”. Na sequência os estudantes participaram de apresentações de pôsteres em sala de aula e tiveram a oportunidade de se integrarem a oficina sobre as “Normas da ABNT”.

A programação do Campus Santa Rosa integrará seminários, palestras, painéis e premiação de trabalhos destaque, até sexta-feira, dia 30. Durante o evento 129 trabalhos serão apresentados por pesquisadores, extensionistas, estudantes de ensino fundamental e médio, de graduação e de pós-graduação.

Para o Pró-Reitor da Unijuí Campus Santa Rosa, Professor Dr. Ariosto Sparemberger, o Salão do Conhecimento cria a possibilidade da externalização e da socialização da ciência por meio do diálogo entre as áreas do conhecimento. São diferentes temas voltados para a descoberta e para a inovação, fruto do trabalho dos acadêmicos, pesquisadores, bolsistas e professores que podem resultar em novos saberes e desafios.

O evento também integrou a participação de estrangeiros, através da apresentação de trabalhos na noite de ontem, segunda-feira.

Sobre o Salão do Conhecimento

O Salão do conhecimento da UNIJUÍ é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão, que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na UNIJUÍ e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e experiências entre si e com a comunidade externa.

A programação estará compreendendo cinco eventos: Seminário de Iniciação Científica, Seminário de Inovação e Tecnologia, Mostra de Iniciação Científica Júnior, Jornada de Pesquisa e Jornada de Extensão.

Programação Campus Santa Rosa

Dia 27 de Setembro:

- Entrega da premiação para as duas equipes vencedoras da 2ª Olímpiada Empreendedora;

- Sessões de pôsteres nas salas de aula.

Dia 28 de Setembro:

(Manhã e Tarde)

- Painel temático “PEC III – Terceiro Painel Temático das Pesquisas da Engenharia Civil da Unijuí”;

(Noite)

- Oficina “Estratégias de leitura em língua inglesa”;

- Painéis: “Exposição das linhas e projetos de grupos de pesquisa e experiências acadêmicas do DCEEng” e “Docência e formação em debate: Trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia”.

Dia 29 de Setembro:

- Oficinas: “Portal de Periódicos Capes”, “Questões de Gênero e Violência”, “Mediação de Conflitos” e “Educação para a cidadania e direitos humanos”;

- Os painéis serão: “Produção de alimentos orgânicos e sustentabilidade da agricultura familiar”, “Sustentabilidade, ambiente e qualidade de vida nas cidades”, “Direitos humanos e novas tecnologias”, “Declínio do papel do Estado e novos desafios para os direitos humanos” e “Direito global e regulação do esporte”;

- Palestra com o Diretor da Empresa Fratelli, Moacir Locatelli, que falará sobre “Inovação e tecnologias sustentáveis”.

Dia 30 de Setembro:

- Atividade de mesa redonda com egressos do curso de Engenharia Civil.

*Todas as noites acontecerão sessões de pôsteres em todas as áreas, com apresentações nas salas de aula.