MEC faz visita ao Campus Três Passos para autorizar a oferta do curso de Pedagogia - Unijuí

A UNIJUÍ novamente obteve excelente resultado no processo de avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação. Desta vez, foi com relação ao Campus Três Passos para a oferta do curso de Pedagogia, que ocorreu no mês no de fevereiro de 2017, período no qual avaliadores do MEC analisaram as condições in loco a partir de três aspectos: Organização Didático Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura.

Estiveram envolvidos nesse processo avaliativo os gestores, os professores, os estudantes e os técnico-administrativos da UNIJUÍ que tiveram a responsabilidade de comunicar aos avaliadores o que a universidade oferece em termos de processos e resultados acadêmicos e administrativos. O Ministério da Educação aferiu à UNIJUÍ conceito 4, em uma escala de 1 a 5.

A professora Eulália Marin, coordenadora do Curso de Pedagogia, destaca que “o curso de Pedagogia em Três Passos se fortalece ao considerar a demanda de professores para a Educação Infantil desde 2010, quando acontece a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as quais exigem a presença de um(a) professor(a) em todas as salas de educação infantil e creches com a obrigatoriedade de ingresso de crianças a partir de 4 anos de idade na educação básica, indicando como prazo para cumprimento da obrigatoriedade o ano 2016. Assim, o conceito 4 é uma conquista para a nossa região”.

A professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação, afirma que este resultado é o reconhecimento de um trabalho comprometido com a educação, pela formação de professores, visando o desenvolvimento regional, que atende a missão da UNIJUÍ de “formar e qualificar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, capazes de contribuir para a integração e o desenvolvimento da região”.

A UNIJUÍ aguarda a Portaria a ser expedida pelo Ministério da Educação e publicada no Diário Oficial da União para proceder os encaminhamentos regulatórios e de divulgação para a implementação desse curso em Três Passos.