Seminário discutiu ganhos produtivos na integração entre lavoura e pecuária - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Seminário discutiu ganhos produtivos na integração entre lavoura e pecuária

Com o objetivo de evidenciar os ganhos para os negócios do campo na integração entre a lavoura e a pecuária, o 1º Seminário de Integração Lavoura-Pecuária, realizado nesta sexta-feira, na Unijuí, trouxe o conhecimento e exemplos do Programa Juntos para Competir, desenvolvido em parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS ao público no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. A Unijuí, através da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), foi parceira das entidades na realização do evento.

Segundo Armando Pettinelli, gerente regional do Sebrae/RS, o público foi bem receptivo com as tecnologias apresentadas no evento. “Os produtores têm o entendimento da importância de aderirem a essas tecnologias, para não ficarem dependentes só das culturas de grãos. É importante ter outras alternativas de receitas ao longo ano”, avalia.

               

Na programação do evento, no turno da manhã, foi realizada a palestra “Integração lavoura-pecuária: 1+1=3”, com o professor Dr. Paulo Cesar de Faccio Carvalho (UFRGS). Segundo ele, a integração entre lavoura e pecuária é um caminho adequado aos produtores. “Esses sistemas de integração, lavoura de grãos associadas com produção animal (leite e carne), são sistemas mais produtivos e eficientes. Hoje, inclusive, mais adequados, com baixo impacto ambiental e alto nível de produção de alimentos”, observa.

Na tarde, foram apresentados resultados de um projeto-piloto desenvolvido no Noroeste do Estado, nos municípios de Caibaté, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Joia e Santo Ângelo. Segundo o Sebrae, com os resultados alcançados no piloto, o trabalho está sendo estendido em 2017. O Projeto Integração Lavoura-Pecuária ganhará uma nova turma em outras cidades da Região Noroeste e também será aplicado nas regiões Planalto, Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

Ao final do evento, ainda, foi realizado um debate entre os participantes, com a mediação de Davi Teixeira, consultor do Sebrae/RS.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.