Unijuí e saúde: formação de profissionais e ampliação de serviços para a comunidade - Unijuí

Acompanhe, a partir desta semana, uma série de reportagens sobre os projetos e iniciativas dos cursos da Unijuí na área da saúde. Nesta primeira publicação, confira um panorama da área na Universidade e sua inserção regional, com trajetória iniciada na década de 1980.

Desde a década de 1980 a Unijuí possui cursos na área da saúde. O resultado deste movimento foi uma verdadeira transformação na saúde regional: formação de profissionais qualificados, desenvolvimento da pesquisa e da  extensão, residências e agora um Programa de Mestrado, entre outros importantes projetos. Com isso, a Unijuí já formou 4,5 mil profissionais em diversas áreas da saúde, pessoas que, em sua maioria, trabalham em municípios de toda a região, atendendo a população nas diferentes áreas da saúde.

Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, ligados ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) e Educação Física, ligado ao Departamento de Humanidades e Educação (DHE), são os cursos ofertados na área.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, além de qualificar novos profissionais de saúde, os cursos também contribuem para a ampliação dos serviços de saúde ofertados para a comunidade local e regional. As atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação qualificam a rede assistencial e fomentam o debate sobre novas tecnologias para a área.

A formação superior em saúde na Instituição sempre foi construída, a partir das políticas públicas e orientações do Ministério da Saúde, constituindo profissionais comprometidos com a realidade epidemiológica e sociocultural local e regional, além dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Na galeria acima, uma série de fotos dos cursos da saúde, práticas e laboratórios.

Mestrado e Residências

Buscando desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de intervir na realidade por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e a população estão inseridos, a Unijuí oferta o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, um projeto em associação com a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

A Instituição também oferta, há mais de cinco anos, programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ambos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa/RS, além de um conjunto de residências em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí.

Novos Cursos

A Unijuí está aguardando para os próximos dias, a publicação, no Diário Oficial, da autorização do MEC para iniciar o curso de Biomedicina, que virá fortalecer este conjunto de ofertas de graduação da Unijuí, principalmente suprindo a área de análises clínico-laboratoriais - Patologia Clínica. Este curso também fortalecerá ainda mais o ensino na área da saúde, possibilitando aos estudantes exercerem as suas habilidades profissionais dentro das mais diversas especificidades.

Além disso, a Universidade submeteu seu projeto ao edital para implantação do curso de Medicina em Ijuí. Conforme os prazos divulgados, o cadastramento das instituições interessadas encerrou no dia 19 de julho, o resultado preliminar será divulgado no dia 30 de outubro e o resultado final em 12 de dezembro, com homologação no dia 31 de janeiro de 2018. A Universidade, a partir da sua experiência na formação profissional na área da saúde, está preparada para receber o curso, caso seja aprovada.