A Matemática está em Tudo: Salão do Conhecimento inicia com palestra sobre o tema - Unijuí

Com uma palestra enfocando o tema geral do evento em 2017, teve início, nesta segunda-feira, uma nova edição do Salão do Conhecimento. Até a próxima sexta-feira o evento vai reunir milhares de pessoas nos Campus Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, com uma programação recheada de apresentações orais e de pôsteres, palestras, seminários, oficinas, mostras, entre outras atividades.

A palestra de abertura oficial do evento foi intitulada ‘Problemas Inversos e Inteligência Computacional em Engenharia, Biotecnologia e Meio Ambiente: A Matemática está em tudo’ foi ministrada pelo professor da UFRJ, Dr. Antonio José da Silva Neto, no Salão de Atos da Unijuí. “Procurei apresentar algumas aplicações sobre Meio Ambiente, Saúde e Engenharia, com foco na Matemática, são questões que estão na vida de todos”, observa. Depois de realizar a exposição do tema, o palestrante respondeu perguntas do público sobre as pesquisas que desenvolve e sobre o trabalho na academia.

Foto de Caroline Batista, estudante de Jornalismo da Unijuí.

Sobre o palestrante

Antônio José da Silva Neto é Engenheiro Mecânico/Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e Ph.D. em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado da Carolina do Norte (North Carolina State University). Trabalhou na Comissão Nacional de Energia Nuclear (1984-1986), na Promon Engenharia (1986-1997), e desde 1997 é professor no Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É o Coordenador de Área da FAPERJ em Engenharia Mecânica e Engenharia Nuclear desde 2012. É Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Criou a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Profissionalizante e Superior, em Nova Friburgo, RJ.

Desde 2007 coordena projetos de cooperação internacional com o Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría de Cuba (ISPJAE/Cuba), com apoio da CAPES. Em 2014 recebeu o título honorífico de Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría de Cuba (ISPJAE/Cuba). Participa da Comissão de Avaliação Interdisciplinar da CAPES desde 2006, sendo o Presidente Adjunto da Câmara Temática de Engenharia, Tecnologia e Gestão desde 2008. Atualmente coordena/participa de 08 projetos de pesquisa e/ou extensão. Desde 1991 é membro das Sociedades de Honra Acadêmica Phi Kappa Phi e Pi Mu Epsilon. Atua na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Transferência de Calor, e em Matemática Aplicada e Computacional, com ênfase em Métodos Numéricos.

Foto de Laura Pimentel, estudante de Jornalismo da Unijuí.

Sobre o evento

O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento dedicado à divulgação da produção em pesquisa e extensão e a socialização de experiências e reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e nas demais instituições participantes. São diversas áreas de conhecimento que socializam e dialogam sobre seus saberes.

“Os participantes vão encontrar uma diversidade de propostas de divulgação científica: palestras, mostras, seminários, oficinas, além das apresentações de mais de 600 pôsteres e centenas de trabalhos completos, a novidade deste ano. Uma semana que será intensa, com muitas oportunidades para falar sobre ciência, pesquisa e extensão, para apreciar tudo que se produz na Universidade”, observa o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.

O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí junto aos Comitês Científico e de Extensão e Cultura. Confira a programação completa no site do evento.