Unijuí desenvolveu atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Unijuí

Unijuí desenvolveu atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

“A Matemática está em tudo” foi o tema desenvolvido este ano.

Durante a última semana, a Unijuí realizou diversas ações vinculadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, estimular a curiosidade e a inovação. “A Matemática está em tudo”, foi o tema que norteou ações.

O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, observa sobre a importância das ações, que integram diversas Instituições de Ensino Superior de todo o país.  “Permite, através de uma ação coordenada das instituições de ensino superior, colocar em pauta o impacto da pesquisa no desenvolvimento do pais e no cotidiano das pessoas. Particularmente, a Unijuí priorizou para essa semana iniciativas que darão continuidade a atividades importantes realizadas durante o ano, como a I Feira Regional de Matemática e a exposição do Programa de Modelagem Matemática da instituição”, observa.

Dia C da Ciência

Na quarta-feira, dia 25, dentro da programação da Semana, foi realizado o Dia C da Ciência, com diversas atividades realizadas em escolas da rede estadual e no Campus Ijuí. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, utilizaram o software GeoGebra para trabalhar em sala de aula de funções e introdução do conteúdo de Pitágoras, conteúdo que os alunos das escolas puderam acompanhar e desenvolver questões relacionadas com notebooks.

De acordo com a professora de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, Lori Sartori, o trabalho da Unijuí contribui nas formações, principalmente nas dificuldades do aluno. “Através destas atividades é possível mostrar para os estudantes um modo diferente de aprender dos livros didáticos”, observa.

A coordenadora do Sub-Projeto de Matemática - Pibid da Unijuí, Isabel Koltermann Battisti, salienta que as diferentes ações que o curso da Matemática vem abordando promovem educação cientifica através da matemática, primando pela qualidade das ações dos licenciandos, seja como estagiários ou bolsistas.

“Essas ações geram impactos na formação, não só dos licenciandos, mas também dos diferentes sujeitos com quem eles mantêm uma interlocução no contexto escolar. Percebemos uma transformação no licenciando, em termos de aprendizagem e também nos professores quando estes se permitem aprender juntos. São estudantes e professores construindo juntos a profissionalização”, complementa.

Feira de Matemática

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2017 foram promovidas duas palestras com palestrantes da Rede de Feiras de Matemática do Estado de Santa Catarina. O objetivo foi a capacitação de gestores, avaliadores e orientadores através de acompanhamento e processo de formação. As palestras foram direcionadas a alunos do Ensino Superior, principalmente dos cursos de Matemática e Pedagogia, professores do Ensino Superior e Básico, gestores de instituições de Ensino Superior e Básico de Ijuí, Santa Rosa, Ibirubá, Panambi e Bagé.

Tema é trabalhado ao longo do ano

O tema “A matemática está em tudo” já vem sendo amplamente trabalhado pela Unijuí ao longo de 2017, sendo que o Salão do Conhecimento, que dedica uma semana inteira para a divulgação científica na Universidade desenvolveu o mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Mais de 2 mil participantes tiveram a oportunidade de prestigiar as comunicações orais e apresentações em pôsteres durante o Salão. Foram inscritos trabalhos completos e resumos expandidos em nove áreas do conhecimento (A Matemática está em tudo; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Linguística, Letras e Artes), totalizando 164 trabalhos completos, 450 Resumos Expandidos e mais 207 Resumos Expandidos de Bolsistas.

Também foi realizado na Unijuí, a 1ª Feira Regional de Matemática no Noroeste do Estado. O evento reuniu estudantes da rede pública e particular de ensino de toda a região, que apresentaram trabalhos visando a sistematização dos projetos que envolvam conceitos matemáticos nos espaços educativos. Foram 81 trabalhos inscritos no total.