60 anos: Painel discute o futuro do Ensino Superior no Brasil e no mundo - Unijuí

60 anos: Painel discute o futuro do Ensino Superior no Brasil e no mundo

As comemorações aos 60 anos de ensino superior da FIDENE/UNIJUÍ se estenderam ao longo do ano. Para encerrar os eventos comemorativos, na tarde desta quinta-feira, 30, foi realizado um evento para falar sobre o futuro das Universidades e do Ensino Superior no Brasil e no mundo. O Salão de Atos da Unijuí recebeu o Painel “60 anos de Ensino Superior, um olhar para o futuro - um debate com os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí”. Participaram do evento docentes, estudantes, bolsistas e técnicos-administrativos.

O painel, que teve o objetivo de evidenciar as expectativas em torno das Universidades do Futuro e o papel da Pós-Graduação nesse momento, contou com a participação dos professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIJUÍ, André Leonardo Copetti Santos, Airam Sausen, Dilson Trennepohl, Paulo Evaldo Fensterseifer e Thiago Gomes Heck. Na reflexão, os desafios que as instituições de ensino superior enfrentarão frente as tendências de transformações sociais.

As mudanças na forma de se comunicar e de consumir informação, a internacionalização da economia, as alterações na forma de produzir e de consumir bens e serviços, a deflação do valor do diploma são fatores que desafiam as Universidades a repensarem seu papel social, foram temas debatidos pelos painelistas.

De acordo com o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando González, coordenador do evento, a universidade que tínhamos nos últimos 30 anos não será a universidade que teremos daqui há 30 anos. “O desafio é antecipar, pensar e atuar para que essa transformação seja em benefício do bem comum e não apenas de interesses particulares”, salienta.