Unijuí realiza o plantio de 1200 mudas de orquídeas no Campus Santa Rosa - Unijuí

Unijuí realiza o plantio de 1200 mudas de orquídeas no Campus Santa Rosa

Uma ação envolvendo o plantio de orquídeas na UNIJUÍ Campus Santa Rosa, mobilizou técnicos administrativos, professores, estudantes e Diretório Central dos Estudantes (DCE). Durante a tarde de terça-feira, dia 24, a Universidade recebeu a doação de mudas de orquídeas, por meio do projeto “Orquídeas pela cidade – Santa Rosa mais bonita”.

O projeto é uma parceria entre a Administração Municipal de Santa Rosa, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável - Gerência de Fomento Turístico, juntamente com a Associação Orquidófila de Santa Rosa (ASOR), instituições e comunidade. E tem como objetivo, melhorar o aspecto paisagístico da cidade através do embelezamento, tornando-a mais atrativa turisticamente. Além de mobilizar a comunidade na busca da valorização socioambiental, motivando-a a interagir com a Associação Orquidófila, na busca de conhecimento e prática no cultivo das orquídeas.

De acordo com a Gerente de Fomento Turístico, Joceli Specht, o projeto se justifica pela relevância social e ambiental. “Queremos aumentar o sentimento de pertencimento e, a partir do protagonismo individual contribuir para o desenvolvimento da responsabilidade ambiental coletiva. Com o apoio da comunidade, vamos ampliar o projeto, com intervenções em praças e parques, para que nossa cidade fique cada vez mais linda, atraindo mais visitantes, gerando com isso mais desenvolvimento econômico e, consequentemente mais qualidade de vida, mais cor, beleza e perfume para todos os santa-rosenses”, ressalta Joceli.

Na oportunidade a comunidade acadêmica envolvida recebeu orientações sobre o cultivo e a preservação destas plantas, sendo que, posteriormente realizaram o plantio de 1200 mudas de orquídeas nas árvores da Universidade.

Para a Presidente da Associação Orquidófila de Santa Rosa, Marlene Schumacher Specht, a Associação tem por objetivo a preservação das espécies, assim como a troca de experiências e integração junto à comunidade, em ações de preservação e embelezamento do município. “Esta parceria com a UNIJUÍ nos agradou muito, recebemos o convite da professora Francieli Formentini para participar de um trabalho de embelezamento da Universidade. A doação dessas mudas de orquídeas, chamada de Olho de Boneca (Dendrobium Nobile), foi buscada juntamente com os nossos associados, que prontamente atenderam nosso pedido para auxiliar neste projeto”, destaca Marlene.