UNIJUÍ participa de Audiência Pública na Feira Nacional da Soja - Unijuí

UNIJUÍ participa de Audiência Pública na Feira Nacional da Soja

A Feira Nacional da Soja (Fenasoja) teve início na sexta-feira, dia 27, em Santa Rosa. Na oportunidade a Reitoria da UNIJUÍ representada pela Reitora, professora Cátia Maria Nehring, Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, Pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger e pelo Gerente de Marketing, Giancarlo Bottega participaram da Audiência Pública pautada na Segurança no Campo e os desafios para a produção, que foi organizada pela Comissão de Agricultura do Senado e Fenasoja.

Dentre os principais crimes rurais abordados durante a audiência, estão o contrabando de grãos, além do abigeato (roubo de gado), sendo sua maioria (65%) oriundos de quadrilhas organizadas. Conforme dados da Polícia Civil, somente neste ano, a atuação de forças conjuntas entre a Brigada Militar, Ministério Público, e a própria Polícia Civil, resultou em 27 quadrilhas desarticuladas, além da redução de 30% nos delitos correlacionados com o campo, somente na região.

A Reitora, professora Cátia, participou do debate ressaltando a importância da temática, destacando a relevância da discussão juntamente com a Universidade.

A mediação aconteceu pela Senadora Ana Amélia Lemos, representante da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária no Senado Federal. E contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal, Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa, Confederação Agricultura e Pecuária do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar.

Outras atividades desenvolvidas pela Universidade na Fenasoja

Durante a tarde de sexta-feira, dia 27, também ocorreu a assinatura do convênio entre a UNIJUÍ e a Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai (Febap), na oportunidade a Reitoria participou do ato.

Os egressos que visitaram o estande puderam matar a saudade da Universidade e receberam brindes.

Durante os 10 dias de feira, a UNIJUÍ vai desenvolver diversas atividades, entre elas: No domingo, dia 29 de abril, a Rádio Unijuí FM estará presente na feira realizando a transmissão ao vivo da final do Musicanto. Circuito Cooperativo (02 de maio); Debate sobre Perspectiva do Mercado da Soja diante da atual Conjuntura Política e Econômica Brasileira, com o professor Argemiro Luis Brum, no programa do locutor Zelindo Cancian, Rádio Noroeste (03 de maio); Assinatura do convênio entre UNIJUÍ e FEBAP; Ações envolvendo inovação e tecnologia por meio da Incubadora Tecnológica (Criatec);

A UNIJUÍ está como expositora do evento no Pavilhão 12. A Fenasoja 2018 ocorre até o dia 06 de maio, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.