Unijuí participa do 17º Encontro da Rede Prosa - Unijuí

Unijuí participa do 17º Encontro da Rede Prosa

Um grupo de profissionais e estudantes da Unijuí participou, na última quinta-feira, 26 de abril, do 17º Encontro da Rede Prosa, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento debateu a criação de vídeos para internet e como os algoritmos afetam a distribuição de conteúdo audiovisual.

O publicitário Jean Bros, criador do canal Gambiacine, no YouTube, conversou com o público sobre a produção de vídeos para a plataforma, abordando questões como as novas demandas de consumo em vídeo, especialmente no contexto brasileiro, já que o país é o vice-campeão em horas assistidas no YouTube em todo mundo. Jean lembrou que a plataforma é de consumo de conteúdo, por isso as produções devem ser autênticas e ter uma periodicidade estabelecida de, pelo menos, dois vídeos semanais. “O Youtube não é baseado em vídeos, mas em criação de comunidades. Quando entendemos isso é que aprendemos a produzir para essa plataforma”, destaca.

Em seguida, o jornalista e professor William F. Araújo, falou sobre a lógica das plataformas digitais, exemplificando como os algoritmos afetam a distribuição de conteúdo. Para Araújo, apesar de a distribuição ser baseada nos dados dos usuários, o que permite aos produtores de conteúdo identificar qual a melhor estratégia a ser utilizada, ainda não existe uma fórmula para ser aplicada. “O único jeito de entendermos a lógica dos algoritmos é na prática, por meio de tentativas, erros e acertos. Não existe uma fórmula genial”, afirma.

A programação contou também com a apresentação e discussão dos vídeos produzidos pelas TVs universitárias parceiras da Rede, com a reunião de gestores e a definição da pauta do próximo encontro, que deve acontecer no segundo semestre de 2018, em data e local ainda a ser definido. Participaram do Encontro da Rede Prosa representando a Unijuí, integrantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rádio Unijuí FM e Coordenadoria de Marketing.

Sobre a Rede Prosa

A Rede Prosa é uma rede de cooperação criada entre TVs e Rádios Universitárias ligadas ao COMUNG - O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.