Semana Acadêmica oportunizou formação complementar aos estudantes de Ciências Exatas e Engenharias - Unijuí

Com o objetivo de motivar os estudantes e oportunizar a realização de atividades acadêmicas complementares às previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí realizou, de segunda (21), até esta sexta-feira (25), Semana Acadêmica, com atividades realizadas nos Campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi simultaneamente.

Os cursos que compõem o Departamento desenvolveram uma variada programação com palestras, minicursos, oficinas, concursos, com intuito de proporcionar aos estudantes uma formação complementar qualificada e oportunizar um espaço de integração dos cursos do DCEEng. Segundo o chefe do DCEEng, professor Maurício de Campos, a Semana Acadêmica é a oportunidade de os estudantes expandirem seus conhecimentos, contatos, de forma a aprimorar ainda mais sua formação profissional.

Campus Panambi

Já em Panambi, o curso de Engenharia Mecânica trouxe palestras sobre temas como: Soldagem na era da Manufatura Avançada, Indústria 4.0, Responsabilidades jurídicas e desafios aos egressos, e também os Desafios da profissão.

Segundo a coordenadora do curso, professora Patrícia, Pedrali, A Semana Acadêmica foi prestigiada pelos alunos e pela comunidade externa. "Avalio de forma positiva a adesão dos alunos também na organização do evento, buscando apoio junto às empresas e palestrantes. É uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica discutir assuntos que fazem parte do seu dia a dia, do seu ambiente profissional e da sociedade em geral e não somente "questões técnicas" de engenharia. Destaque especial ao Centro Acadêmico e professores pela organização, grande envolvimento de egressos do curso que compartilharam assunto técnicos e profissionalizantes e os desafios da profissão", salienta.

Campus Santa Rosa

De acordo com o Coordenador do curso de Engenharia Elétrica do campus Santa Rosa, professor Mauro Rodrigues, a semana acadêmica é um momento de reflexão entre os acadêmicos, as empresas e os profissionais da área. “Nesta semana tivemos competição, interatividade, minicursos e novas tecnologias. Os alunos, neste momento, formam uma nova base de conhecimentos ao vislumbrar novas técnicas e ações do mercado envolvendo sua futura profissão. A aplicação da aprendizagem acadêmica é percebida e pode ser questionada a partir de novas experiências, como estas da Semana Acadêmica. Ainda mais neste ano, onde a organização de todo evento ocorreu através dos Centros Acadêmicos, que se responsabilizaram pela alocação dos recursos necessários para realizar o evento”, destaca Mauro.