Desafio Empreendedor – Campus Três Passos tem foco no desenvolvimento do turismo - Unijuí

Com o objetivo de buscar soluções e gerar novos negócios para a cadeia do turismo, a Unijuí realizou, neste sábado, dia 01 de setembro, a primeira etapa do Desafio Empreendedor no Campus Três Passos. Participaram da atividade estudantes e técnicos-administrativos e de apoio da Unijuí, empresários e membros da comunidade.

A programação iniciou com a recepção e café da manhã. Logo após, foram realizadas diversas dinâmicas com os participantes da iniciativa, como formação das equipes, mapeamento de problemas e oportunidades, oficina de Canvas, validação e testes de mercado. Os grupos foram orientados pela consultora e organizadora da Rota de Sabores e Saberes, de Ajuricaba, Sandra Puhl, pela turismóloga Fabíola Rosso, que atua na Rota do Yucumã, por Maiquel Kelm, publicitário e consultor para Marketing, Inovação e Plano de Negócios e pela psicóloga Mariele Schalanski.

Durante o encontro foram formados grupos, que, a partir de agora, vão focar na ideia e desenvolver uma proposta de negócio. Para isso, receberão mentoria e da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica Criatec. O próximo encontro será no dia 29 de setembro, momento em que os grupos vão apresentar e defender a ideia de negócio para uma banca avaliadora. Os dois grupos que mais se destacarem terão a possibilidade de serem Pré-incubados na Criatec. Todos os grupos receberão um troféu de participação no Desafio Empreendedor.

Segundo a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, o empreendedorismo e a busca por novos negócios e soluções, é uma importante forma de a Incubadora contribuir com o desenvolvimento regional. “É importante que a gente consiga buscar soluções na região em que a Universidade atua, buscando desafios específicos dos municípios. No caso de Três Passos, o foco é o turismo”, avalia.

Sobre o Desafio

O objetivo do Desafio Empreendedor, uma realização da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, por meio da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica Criatec, é estimular a criatividade e a inovação, por meio de atividades que auxiliem no processo de inovação, além de possibilitar aos participantes o exercício de sua capacidade de criar, de resolver problemas e encontrar soluções, buscando agregar valor para a sociedade e para a Instituição, por meio das possíveis soluções identificadas, gerando novos negócios na cadeia do turismo.