Unijuí obtém mais uma patente concedida pelo Inpi - Unijuí

Unijuí obtém mais uma patente concedida pelo Inpi

A Unijuí obteve nesta semana, com o apoio do Núcleo de Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (AGIT), mais uma Carta Patente de Propriedade Intelectual, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). O documento confere propriedade de invenção aos pesquisadores Adonis Pellin (egresso do curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Unijuí, em 2000) e Luiz Carlos da Silva Duarte (pesquisador da Unijuí), que desenvolveram, numa parceria Universidade-Empresa, uma disposição construtiva em desensiladeira de pequeno porte.

O projeto do equipamento teve início em 2011, quando a empresa Gertec - Engenharia, Inspeção e Treinamentos - de propriedade de Adonis Pellin, que atua na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D&I) de equipamentos para o agronegócio e agricultura familiar, passou a fazer parte do rol de empresas incubadas pela Criatec – Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí.

O equipamento foi pensado para resolver inconvenientes apresentados por outras ferramentas já existentes para o processo de ensilagem, que compreende o corte da forragem, a colocação no silo, a compactação e a vedação para que ocorra a fermentação.

As desensiladeiras existentes apresentam um rolo de corte com inúmeras facas que promovem o corte da forragem, que a seguir é encaminhada para o interior de um reservatório onde um rolo mistura a silagem com os farelos, sais minerais e concentrados.

Para que durante a conservação a silagem não perca o valor nutricional, o corte do rolo deve ser perfeito e contínuo, diminuindo a entrada de ar na silagem e, consequentemente, evitando a perda de matéria-prima. No entanto, as desensiladeiras atuais realizam o corte da forragem de cima para baixo, o que provoca um corte irregular, gerando problemas na conservação da silagem.

Para resolver esses problemas, os inventores desenvolveram um modelo de desensiladeira dotada de um rolo de corte que promove o corte da forragem de baixo para cima, provendo um corte perfeito e contínuo, que evita a perda das propriedades nutricionais. O invento é de pequeno porte e baixo custo de fabricação, de fácil manuseio com pouca manutenção e alta resistência mecânica. O requerimento de proteção legal junto ao Inpi foi efetuado já no ano de 2012, com o deferimento do pedido neste mês de setembro de 2018, como Patente de Modelo de Utilidade.

Um ativo valioso

Desde o ano do primeiro depósito de pedido de patente (2012), a Universidade protocolou outras cinco invenções ou modelos de utilidade e tem buscado estimular o desenvolvimento de projetos de P&D entre os pesquisadores, em interações com empresas, com a participação de estudantes e junto aos incubados da Criatec. A Resolução do Conselho Diretor nº 10/2008 define a distribuição dos ganhos econômicos resultantes da exploração das invenções. No caso de acordos de parcerias com empresas, a divisão dos direitos de propriedade, as condições de exploração, a cláusula de segredo e a distribuição de qualquer benefício econômico são definidos entre as partes.

Nesse cenário, a Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit) tem o importante papel de estimular e acompanhar o desenvolvimento das pesquisas de inovação, oferecendo serviços especializados para avaliação de inventos, patentes e avaliação de mercado. Além disso, a Criatec oferece um espaço com excelentes oportunidades para pesquisadores e estudantes em início de carreira empreenderem.